O melhor pedaço da Maçã.

Google anuncia edição mágica para o Fotos, Visão Imersiva no Maps e mais

Google Fotos

Vendo o Bing atrair o centro das atenções com a poderosa integração com o GPT-3, o Google passou a investir ainda mais pesado em inteligência artificial. Após anunciar novidades para o Gmail, os documentos e outros serviços, a empresa apresentou hoje no Google I/O 2024 novos recursos para o Fotos e o Maps.

Publicidade

Começando com o app de galeria e edição da companhia de Mountain View, ele agora conta com a nova ferramenta Magic Editor. Ainda em fase experimental e com previsão de lançamento para este ano, ela permitirá que usuários sem grandes habilidades em manipulação de imagens façam edições mais complexas.

Com o Magic Editor, os usuários passam a ter mais controle de edição sobre partes específicas de determinada imagem — como uma pessoa, o céu ou o fundo. Ele permite, por exemplo, que você reposicione o enquadramento de uma pessoa, retire algum objeto que lhe incomoda na foto ou até mesmo deixe o céu mais azul ou menos nublado.

Ao fazer esse tipo de edição, que envolve reposicionamento de pessoas, fica a grande dúvida sobre o que será feito com o espaço em que ela estava posicionada. Bem, o Magic Editor simplesmente usa IA generativa para preenchê-lo de forma inteligente com base em partes adjacentes, como você pode observar no exemplo abaixo.

Com o Magic Editor, o Google Fotos deixará de ser uma simples galeria de imagens com recursos básicos de edição e terá potencial para roubar espaço de mercado de aplicativos de edição bastante populares que já fazem o uso de inteligência artificial para realizar essas tarefas “mágicas” — e o melhor de tudo, gratuitamente.

A pretensão do Google é lançar o recurso primeiramente para os smartphones da linha Pixel — o que significa que, mesmo caso você tenha um smartphone com Android de outra marca (que contam com o Fotos como app de galeria padrão, diga-se), ainda demorará um pouco para ser agraciado. Também não sabemos quando isso chegará à versão iOS do app.


Ícone do app Google Fotos
Google Fotos de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 6.73 (285.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Google Maps

Partindo para o aplicativo de navegação, o Google anunciou que o Maps está mais imersivo do que nunca graças à IA, que trouxe ao software maneiras totalmente novas de conhecer trajetos antes mesmo de sair de casa — como é o caso do novo recurso Visão Imersiva (Immersive View) para rotas, que já havia sido anunciado no ano passado.

Ele permite ver cada trecho de um percurso antes de sair de casa, graças à fusão de imagens aéreas e do Street View, a qual permite ao app criar uma espécie de maquete detalhada e digital para permitir aos usuários enxergar com antecedência coisas como ciclovias, calçadas, cruzamentos e estacionamentos de sua rota.

Também contando com um recurso denominado Time Slider, que exibe informações sobre as condições de tempo à medida que elas se alteram durante o dia, o recurso será lançado nos próximos meses em Amsterdã, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Nova York, Miami, Paris, Seattle, San Francisco, San Jose, Tóquio e Veneza.

Publicidade

Ainda falando em Maps, o Google está lançado a API Aerial View para permitir que desenvolvedores integrem um vídeo panorâmico em 3D de qualquer ponto de interesse em seus apps — o que permite oferecer aos usuários mais informações visuais sobre determinado local.

Desenvolvedores também já podem experimentar os Photorealisic 3D Tiles através da API Map Tiles, que dá a eles acesso às imagens 3D em alta resolução por trás do Google Earth para que eles possam criar experiências imersivas exclusivas para a sua marca — isso, é claro, sem ter que construir um mapa 3D do zero.


Ícone do app Google Maps
Google Maps de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 6.104.2 (274.7 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Padrão Matter no Google Home

Por fim, outro app que ganhará novidades em breve será o Google Home — entre elas, destacamos o suporte à chegada do padrão Matter no iOS, o qual será lançado oficialmente nas próximas semanas.

Publicidade

Com uma nova aba para dispositivos, o app permitirá gerenciar todos os dispositivos inteligentes em um único lugar — no caso dos dispositivos Matter, sem a necessidade de instalar um aplicativo extra.

O suporte ao padrão deverá chegar com o lançamento do iOS 16.5, que teve sua versão Release Candidate liberada pela Apple ontem e será liberado para todos na semana que vem.


Ícone do app Google Home
Google Home de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.13.105 (390.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google I/O 2023: Pixel Fold, Pixel 7a e Pixel Tablet são anunciados

Próx. Post

Raycast ganha versão Pro com recursos de IA e sincronização

Posts Relacionados