O melhor pedaço da Maçã.

Twitter anuncia DMs criptografadas, chamadas de voz/vídeo e mais [atualizado]

rafapress / Shutterstock.com
Twitter

O Twitter atualizou o seu aplicativo para iOS e Android com novidades para o seu sistema de mensagens diretas (direct messages, ou DMs) que, aos poucos, vai ficando cada vez mais parecido com os de outros mensageiros no mercado.

Publicidade

Em um tweet na sua conta pessoal, Elon Musk (CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da rede) anunciou que, com a versão mais recente do app, usuários podem responder a mensagens específicas em uma conversa, em vez de apenas a mais recente. Além disso, agora também é possível escolher qualquer emoji para reagir a uma mensagem.

Com a versão mais recente do app, você pode responder a qualquer mensagem na conversa (não apenas a mais recente) e usar qualquer emoji de reação. O lançamento das DMs criptografadas (V1.0) deverá acontecer amanhã. Isso vai crescer em sofisticação rapidamente. O teste decisivo é que eu não conseguiria ver suas DMs mesmo que houvesse uma arma apontada para minha cabeça. Em breve, haverá chat por voz e vídeo usando o seu identificador para qualquer pessoa nesta plataforma, para que você possa conversar com pessoas em qualquer lugar do mundo sem fornecer o seu número de telefone.

O bilionário também aproveitou a oportunidade para anunciar que, a partir de amanhã, usuários da plataforma já poderão usar a primeiríssima versão das DMs do Twitter com criptografia de ponta a ponta (um recurso em testes desde o fim do ano passado). De acordo com ele, esse recurso ficará “ainda mais sofisticado” com o tempo — sendo que, com ele, ninguém dentro Twitter (nem mesmo Musk) conseguirá ver o conteúdo de uma conversa.

Temos o prazer de lançar hoje dois novos recursos nas Mensagens Diretas!
📢 Apresentando as Respostas nas DMs! Agora você pode responder a qualquer mensagem recebida em DMs, tornando as conversas mais fluidas e intuitivas.
🥳 Também adicionamos um novo Seletor de Emojis às DMs, permitindo que você reaja às mensagens com uma variedade maior de emojis do que nunca.
Já estamos trabalhando para melhorar esses recursos — suporte na Web e melhor renderização para respostas a mensagens de mídia. Mais informações em breve, e deixe-nos saber a sua opinião!

Por fim, Musk também anunciou que, “em breve”, será possível realizar chamadas de voz e vídeo pelo Twitter usando apenas o nome de usuário de uma pessoa. A ideia, segundo o CEO, é que os usuários da rede social possam conversar com qualquer pessoa no mundo todo sem precisar compartilhar o seu número de telefone.

Publicidade

Atualmente, a única maneira de iniciar uma conversa por áudio dentro do Twitter é criando uma sala nos Espaços (Spaces), a qual fica visível para todos na plataforma. Esse novo recurso de chamadas de voz e vídeo deverá ser mais parecido com o FaceTime da Apple, por exemplo.

O que acharam das novidades?

Atualização11/05/2023 às 10:10

A criptografia de ponta a ponta nas DMs do Twitter finalmente está disponível, mas com algumas limitações importantes. Em uma página de suporte, a companhia explicou que, para que o recurso possa ser ativado, os dois participantes de uma conversa precisam ser usuários verificados, ou seja, assinantes do Twitter Blue ou “organizações verificadas”. Ainda não está claro se a plataforma pretende expandir a novidade para não-assinantes do futuro.

Publicidade

Além disso, com a exceção de links, essa camada de segurança ainda não funciona com qualquer tipo de mídia (fotos, vídeos, etc.), sendo que os metadados das mensagens também não são criptografados. Também não é possível, pelo menos por enquanto, denunciar mensagens criptografadas.

Por fim, como notado pelo Engadget, a criptografia de ponta a ponta do Twitter também não protege os usuários de ataques do tipo “man-in-the-middle”. Ademais, a rede social deu a entender que ainda é possível que alguém dentro Twitter acesse o conteúdo de uma conversa mesmo com a criptografia ativada, mas que estaria trabalhando para corrigir essas vulnerabilidades.

Publicidade

Para ativar criptografia de ponta a ponta nas DMs, basta abrir as informações sobre um contato dentro de uma conversa e tocar no botão referente ao recurso. Um ícone com um cadeado ao lado da foto perfil da pessoa com qual você está conversando indica se a conversa está sendo protegida ou não.


Ícone do app X
X de X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.37 (258.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitter de X Corp.
Compatível com Macs
Versão 9.30 (146.8 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via Reuters

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Backup, Fotos e WhatsApp: veja 3 recursos incríveis do iMazing

Próx. Post

Grevistas pausam produção de “Sinking Spring”, do Apple TV+

Posts Relacionados