Faltando menos de um mês para a WWDC23, o famigerado headset de realidade mista da Apple voltou à tona em uma nova reportagem publicada pelo Wall Street Journal.
Mencionando fontes internas, a publicação sugere que o dispositivo poderá não estar prontamente disponível para a maioria dos usuários até, pelo menos, o outono do hemisfério norte (entre setembro e dezembro) — embora ele deva, mesmo, ser anunciado no dia 5 de junho.
Ainda de acordo com o site nova-iorquino, a produção em massa do headset estaria programada para começar apenas em dezembro, levantando preocupações entre os funcionários da própria Apple e os das cadeias de suprimentos.
A introdução provisória do headset ao mercado, com obstáculos conhecidos, contrasta com o caminho habitual da Apple, em que os produtos são apresentados ao mundo quando completamente formados. O preço esperado de US$3.000 está além do alcance de muitos consumidores, e a empresa já está prevendo alguns problemas de produção.
WSJ corrobora rumores antigos
De acordo com o jornal, além de contar uma bateria externa, o headset terá um design semelhante ao de um óculos de esqui, cobrindo completamente os olhos dos usuários — que, embora garanta uma experiência imersiva, impedirá que o ambiente externo seja visto. No entanto, câmeras voltadas para fora possibilitarão enxergar o que está ao redor.
O WSJ reafirma que a Apple, de fato, adotará a realidade mista, permitindo que os usuários visualizem o ambiente virtual através das telas dos óculos. Dessa forma, o headset combinará elementos de realidade aumentada e virtual, proporcionando aos usuários uma experiência interativa que mescla o conteúdo digital com o mundo real.
A reportagem conta também detalhes sobre o desenvolvimento do headset. De acordo com ela, planos anteriores envolviam a conexão sem fio do dispositivo a uma base para “descarregar tarefas computacionalmente intensas”. No entanto, essa ideia teria sido descartada — possivelmente influenciada pela opinião do ex-chefe de design Jony Ive.
Às vésperas da sua conferência anual de desenvolvedores, ao que parece, a Apple está dedicada a preparar as apresentações do headset, incluindo suas demonstrações no palco. O evento também deverá contar com sessões focadas no desenvolvimento de software para o novo dispositivo, a fim de promover um ecossistema robusto de aplicativos e experiências.
Ainda assim, pelo jeito o que veremos daqui a poucas semanas estará mais para um “sneak peek” do aguardado produto do que qualquer outra coisa…
via 9to5Mac