O melhor pedaço da Maçã.

Apple abre dezenas de vagas focadas em inteligência artificial

Barbara Ash / Shutterstock.com
Interior do Apple Park em Cupertino

Quem vê as recentes declarações de Tim Cook, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, sobre tecnologias de IA como o ChatGPT pode pensar que a Maçã ainda não está muito interessada nesse tipo de novidade. Mais cedo, inclusive, comentamos que ela teria, até mesmo, restringido o uso dessas IAs generativas para alguns de seus funcionários.

Publicidade

Pois bem, como notado pelo TechCrunch, isso tudo parece ser mesmo apenas cautela por parte da Apple, já que empresa tem, desde março, aberto várias vagas de emprego para especialistas nessa área — as quais estão espalhadas pelas cidades de San Diego, Seattle e pela região da Baía de San Francisco.

No momento, há pelo menos 88 oportunidades relacionadas a IAs generativas abertas no site da Apple — muitas delas abertas neste mês —, com um foco especial para aplicações visuais. Há vagas para times como Experiência de Sistema Integrado, Experiência de Input para Processamento de Linguagem Natural (NLP), Pesquisa e Desenvolvimento para Aprendizado de Máquina e para o Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia.

As descrições de algumas das vagas citam aplicações de IAs generativas para fotografia computacional, edição de imagens e vídeos, geração de avatares, etc. Mesmo assim, ainda não é possível saber no que exatamente esse pessoal deverá trabalhar uma vez que essas vagas forem preenchidas.

Recentemente, vale lembrar, uma reportagem do The Information revelou como a Siri tem ficado para trás na corrida das assistentes virtuais, tornando-se motivo de piada até mesmo entre os próprios funcionários da Apple. Embora a empresa ainda pareça insistir em outra abordagem para a sua assistente virtual, é bem possível que essas vagas sejam exatamente para aproximá-la de seus rivais com a ajuda de IA.

Publicidade

Ainda segundo o TechCrunch, o maior objetivo da Apple no momento para as IAs generativas seria fazer com que esse tipo de tecnologia seja executado de forma local, dispensando qualquer conexão com a internet — o que seria melhor para privacidade do usuário. A empresa também estaria trabalhando em ferramentas para desenvolvedores que usem esse tipo de tecnologia.

Perguntada sobre essas vagas, a Apple (ainda) não emitiu uma resposta.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Recurso do iOS 17 que copiará voz de usuários é detalhado

Próx. Post

iOS 16.6, iPadOS 16.6, macOS 13.5, watchOS 9.6 e tvOS 16.6 ganham primeiras betas

Posts Relacionados