Uma menina de dez anos gastou mais de £2.500 (cerca de R$15.400) no cartão de crédito da mãe na plataforma Roblox. De acordo a mulher, a criança teria conseguido alterar a senha do iPad sem que a responsável percebesse.
Diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista, a filha de Georgina Munday passou um tempo fora da escola, gastando a maior parte desse período usando o tablet. Após suspeitar de uma invasão da sua conta, a mulher descobriu que a pequena havia conseguido alterar a senha de autenticação para compras, autorizando os pagamentos.
Por uma semana, Georgina, que trabalha como enfermeira, lutou para conseguir um reembolso da Apple e do seu banco. Inicialmente, ambos recusaram seu pedido. Tudo mudou quando o programa “You and Yours” (da BBC Radio 4) interveio no caso.
Após a grande repercussão, o banco revisou o assunto e concordou em reembolsar o valor total. A notícia foi, segundo a enfermeira, um tremendo alívio, que descreveu a experiência que teve como “horrível” e expressou sua gratidão pela resolução.
A instituição financeira reconheceu a má administração inicial do caso e pediu desculpas à mulher. Além do estorno do valor gasto pela criança, o banco também realizou um pagamento como uma forma de “compensar” pelo transtorno causado.
Procurada, a Apple destacou a disponibilidade de recursos que podem ajudar a prevenir incidentes como esse — tal como não compartilhar senhas com crianças ou habilitar o “Pedir para comprar”.
Em resposta à BBC, a Roblox Corporation disse manter uma política robusta para processar solicitações de reembolso relacionadas a pagamentos não autorizados. A empresa disse, também, ter uma opção que permite aos responsáveis monitorarem e limitarem os gastos dos filhos na plataforma.
Com o problema resolvido, Munday expressou sua hesitação em permitir que sua filha continuasse jogando Roblox, observando que a compreensão dela sobre a situação era “limitada”. Por fim, ela fez um alerta aos pais para que fiquem atentos e se familiarizem com as atividades online dos seus filhos.