Já vimos anteriormente a Apple do lado dos vencedores em Cannes Lions, premiação destinada aos destaques do mercado publicitário mundial. Até mesmo dois Grand Prix já foram levados pela Maçã, pela campanha do HomePod e pelo Today at Apple.
Todavia, no evento deste ano (que começará no dia 19 de junho, na França), a companhia marcará presença não como premiada, mas sim para se fortalecer no mercado de venda de anúncios. Ao contrário de anos anteriores — quando executivos da empresa esforçaram-se para não serem notados —, a delegação da empresa deverá passar longe de ser “invisível” na edição de 2023 da cerimônia.
De acordo com o Business Insider, representantes da gigante de Cupertino já alugaram um espaço no topo do prestigiado hotel Carlton. Lá, deverão ser recebidos executivos e organizados encontros centrados na temática dos anúncios em áreas e serviços como Apple TV+, Apple News, aplicativos, entre outros.
Os planos da Apple de expandir-se no mercado de publicidade não são novos. Em fevereiro deste ano, a empresa contratou uma executiva voltada para esse fim, especificamente no seu serviço de streaming de filmes e séries — que poderá ganhar anúncios neste ano, assim como quem sabe ocorrerá com o app Mapas no futuro.
A empresa, contudo, enfrentará desafios para se estabelecer na área, considerando a concorrência ferrenha e players como YouTube, Disney e Netflix. Também será necessário trabalhar em algumas questões que podem se tornar obstáculos ao negociar com anunciantes, sendo necessária uma maior flexibilidade nas etapas de negociação e execução.
Também vem à tona a questão da privacidade, um ponto que deverá desagradar vários grupos de pessoas. Recursos como a Transparência no Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) não são bem vistos por anunciantes, ao passo que flexibilizar demais a gestão dos dados pode minar a imagem da Apple em matéria de privacidade, além de poder gerar problemas legais.
A empresa ainda terá de lidar com outros problemas importantes, como o seu baixo alcance em comparação aos seus concorrentes. Ainda assim, a publicidade promete ser uma fonte de renda considerável para a empresa: apenas os anúncios na App Store, lançados no ano passado, deverão gerar US$8,7 bilhões neste ano, ainda que tenham desagradado os usuários de início.
Buscando aumentar e diversificar a receita, a empresa aparenta estar fortalecendo-se na área de anúncios, o que poderá gerar até US$30 bilhões, de acordo com a Evercore ISI. Especula-se até mesmo que essa presença mais pronunciada em Cannes Lions pode ser um indício de que será anunciado algo na área na WWDC23. De todo modo, são notáveis as investidas da Maçã nesse setor.
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via MacDailyNews