A Figma, empresa responsável pela conhecida ferramenta de design, lançou nesta semana o FigJam, um novo app de criação desenvolvido especialmente para o iPad. Antes inserido no app principal, a nova ferramenta visa aprimorar a colaboração na geração de ideias e sessões de brainstorming por meio de recursos exclusivos.
O FigJam foca na colaboração em tempo real, permitindo que vários colaboradores trabalhem simultaneamente em quadros brancos, esbocem ideias, façam anotações e incorporem elementos multimídia com facilidade. A interface do usuário do aplicativo reflete o compromisso da Figma em fornecer uma experiência refinada.
Um dos aspectos que mais diferenciam o FigJam da concorrência — até do Freeform, da Apple — é a sua ampla biblioteca de modelos de planejamento e projetos pessoais. Ele oferece uma boa variedade de pontos de partida para otimizar processos criativos e fluxos de trabalho.
Além disso, o FigJam também inclui uma experiência colaborativa de audição de música, permitindo que equipes sincronizem suas preferências musicais e criem uma atmosfera mais envolvente durante o trabalho em conjunto.
O FigJam chega em um momento de crescente demanda por ferramentas de atividades colaborativas, como evidenciado pela proposta de aquisição da Figma pela Adobe no valor de US$20 bilhões.
A partir de agora, portanto, usuários de iPads já podem aproveitar os recursos do FigJam de forma gratuita para aprimorar a colaboração em equipe, estimular a criatividade e otimizar seus processos. Novos recursos deverão ser adicionados com o tempo.
via 9to5Mac