O melhor pedaço da Maçã.

Spyware Pegasus teria invadido iPhones durante confronto militar

Apple e segurança

Pesquisadores do Citizen Lab revelaram nesta semana que o spyware Pegasus, usado para invadir iPhones, teria sido utilizado durante um conflito militar, visando cerca de 12 indivíduos na Armênia. Caso isso fique comprovado, esse seria o primeiro caso conhecido do seu uso em um contexto de guerra.

Publicidade

O ataque teria acontecido entre outubro de 2020 e dezembro de 2022, coincidindo com o conflito militar entre Azerbaijão e Armênia pela disputada região de Nagorno-Karabakh. Entre as vítimas, estariam jornalistas e ativistas de direitos humanos.

De acordo com os estudiosos, a ex-ministra das relações exteriores da Armênia, Anna Naghdalyan, teria sido alvo de ataques em várias ocasiões, o que indica seu envolvimento em conversas e negociações sensíveis relacionadas à crise de Nagorno-Karabakh.

Naghdalyan reconheceu que seu telefone continha informações importantes sobre o conflito na época — quando, diga-se, o iOS ainda não dispunha do Modo de Bloqueio (Lockdown Mode). Ela ressaltou a dificuldade de manter a segurança, mesmo com sistemas altamente seguros.

Além dela, os pesquisadores identificaram outras vítimas, incluindo os jornalistas Karlen Aslanyan e Astghik Bedevyan. Enquanto cinco vítimas optaram por permanecer anônimas, um deles é relatado como sendo um representante das Nações Unidas.

Publicidade

Em resposta às acusações, um porta-voz do NSO Group mencionou que eles ainda não receberam o novo relatório e garantiram que a empresa investiga “diligentemente” os relatos de uso indevido do seu spyware.

via WIRED

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Boxing Gym Story, Tremor Tracker, Video GIF Creator e mais!

Próx. Post

App da United Airlines ganha suporte às Atividades ao Vivo

Posts Relacionados