Mantendo as posições que conquistaram na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box feita no final do ano passado, o Instagram e o WhatsApp — ambos da Meta — são os aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. Nos três critérios aferidos pelo levantamento, os dois lideraram com folga entre os usuários do país, mostrando a sua alta popularidade por aqui.
De acordo com os dados divulgados pelo Mobile Time, o mensageiro está na tela de início dos smartphones de 59% dos brasileiros, enquanto a rede social de vídeos e fotos está na de 55% dos aparelhos. Ambos subiram em relação ao que foi observado na última pesquisa, que mostrou o WhatsApp com 54% e o Instagram, com 49%.
O Facebook, por sua vez, apareceu em terceiro lugar, estando em “apenas” 39% dos smartphones dos brasileiros, seguido pelo Nubank, com 16%. É a primeira vez que o Instagram ocupa o núcleo do radar de popularidade de apps da pesquisa, antes só ocupado pelo app de mensagens.
Em relação ao app mais aberto por dia, o WhatsApp — com mais do que o dobro de aberturas do Instagram — segue na liderança, embora dê lugar para a rede em matéria de tempo de uso. No caso deste segundo critério, é bastante notável a diferença entre o mensageiro e o terceiro lugar, ocupado pelo YouTube, que ficou com apenas 7% do tempo dos brasileiros dedicado ao smartphone.
Entre as redes sociais, o Instagram tem a adesão quase absoluta de 91%, consideravelmente maior que os 82% do Facebook e bastante superior aos 41% do TikTok. Metade dos pesquisados, por sua vez, respondeu que, se só pudesse ter um app no aparelho, esse seria o WhatsApp, enquanto apenas 15% escolheriam o Instagram.
O Twitter e o LinkedIn, em contrapartida, viram suas penetrações caírem nos últimos meses. O primeiro está instalado em 33% dos smartphones brasileiros (contra 37% de seis meses atrás), enquanto o segundo marca presença em 31% (contra 35% anteriormente). Apps de streaming também continuaram no mesmo nível ou observaram queda em seu uso.
A pesquisa também trouxe dados sobre os apps de aposta — que são, segundo o levantamento, uma febre no país. Um em cada quatro brasileiros já utilizou um desses apps, sendo os mais populares o Bet365 e o Betano. Homens apostam mais nesses aplicativos do que mulheres e 60% das pessoas que já apostaram relatam já ter perdido dinheiro.
Para chegar a esses dados, o Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.069 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, entre 12 e 24 de abril de 2023. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança, de 95%.
Sentiu-se representado pelas estatísticas? Conta aqui embaixo! 😉
via TudoCelular