As Notas da Comunidade, recurso do Twitter que toma notas de colaboradores amparadas por fontes para adicionar um contexto em publicações que apresentam inconsistências (já disponível no Brasil), ajudará a descobrir também se imagens foram manipuladas digitalmente ou se foram simplesmente criadas usando inteligência artificial (IA).
Em um exemplo publicado no perfil Community Notes, uma publicação com a imagem de um carro sendo incendiado ganhou um contexto explicando que se trata de uma imagem gerada por IA, bem como um link para a postagem na qual a mídia foi publicada originalmente com a explicação dos prompts usados para gerá-la.
Notas direcionadas a imagens receberão uma espécie de rótulo deixando claro que ela não é sobre o tweet em específico.
Ao escrever uma nota sobre determinada publicação, os colaboradores serão questionados se querem se referir ao tweet em questão ou à imagem, bem como serão informados de que sua nota poderá aparecer em outras publicações em que a mesma mídia apareça.
De início, as Notas das Comunidades para imagens só estarão disponíveis para contribuidores com Impacto de Escrita de 10 ou mais e, segundo a rede social, o recurso ainda pode ser um pouco impreciso ao comparar duas imagens semelhantes e concluir que se tratam da mesma mídia.
Futuramente, o Twitter ainda pretende expandir o recurso para vídeos e posts com múltiplas imagens — obviamente, eles precisam aparar todas as arestas na análise das imagens antes de essa evolução ocorrer.
Bom incremento, não acham?
via The Verge