O WhatsApp colocou no ar hoje uma nova página com o objetivo de auxiliar as pessoas a tomarem as devidas precauções dentro e fora do seu aplicativo, para se protegerem de golpes e possíveis invasões de conta. Chamada de Central de Segurança, ela também traz dicas de como usar as várias ferramentas de segurança do mensageiro, como a confirmação de duas etapas.
Essa página pode ser acessada tanto de um dispositivo móvel quanto de um desktop e também explica o funcionamento de vários recursos “dos bastidores”, como a criptografia de ponta a ponta e a detecção automática de spam, por exemplo. Além disso, é possível aprender a recuperar sua conta em caso de perda do smartphone.
A Central de Segurança também aconselha os usuários do WhatsApp a instalarem apenas os seus apps oficiais, uma vez que versões modificadas por terceiros podem conter falhas graves de segurança e representam um risco sério quando o assunto é privacidade.
O time por trás do app explicou a motivação para a criação dessa página em um comunicado à imprensa:
Criamos esta página para reunir os recursos que os usuários podem acessar, além de informações sobre a tecnologia que usamos para entregar um serviço simples, confiável, privado e seguro.
Além de ensinar a como bloquear e denunciar usuários e mensagens, a página divulga alguns recursos implementados recentemente e que buscam dar mais controle aos usuários. Desde março, por exemplo, administradores de grupos podem aprovar manualmente a entrada de novos participantes por meio de uma lista de pedidos pendentes, certificando-se de que apenas as pessoas desejadas estão participando da conversa.
Mais recentemente, o WhatsApp começou a testar um novo sistema de nomes de usuário que, ao que tudo indica, eliminará a necessidade de compartilhar o seu número de telefone para que alguém lhe adicione nos seus contatos. Caso implementado, esse recurso deverá aumentar ainda mais a privacidade na plataforma, uma vez que um número menor de dados do usuário ficaria exposto na internet.