O melhor pedaço da Maçã.

iOS 17: Apple poderá não anunciar sideloading na WWDC23

Com a definição da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) na Europa, entende-se que a Maçã precisará fazer algumas mudanças na forma com que a App Store funciona, incluindo a liberação da prática conhecida como sideloading, na qual aplicativos podem ser baixados fora da loja oficial do sistema.

Publicidade

Essa possibilidade vem sendo comentada desde o fim do ano passado, com expectativas de que ela possa ser anunciada junto ao iOS 17, o qual será apresentado na próxima segunda-feira (5/6), durante a keynote de abertura da WWDC23.

No entanto, o colunista da Bloomberg Mark Gurman publicou ontem no Twitter que *não* espera qualquer anúncio relacionado ao sideloading durante a keynote da conferência, de modo que a Maçã poderá revelar tal mudança somente quando o prazo para que ela cumpra a legislação estiver para acabar, o que ocorrerá só no ano que vem — como já ventilado por ele no começo deste ano.

Recebendo muitas perguntas sobre o sideloading do iOS 17. As leis que exigirão lojas alternativas só entrarão em vigor no ano que vem. Com base na histórico passado, espero que a Apple aguardará até o último minuto para implementar quaisquer alterações e não discuta isso na WWDC.

Também segundo Gurman, mesmo quando/se isso for anunciado, é possível que a mudança seja implementada somente na Europa, onde a legislação vigorará. Ele espera, ainda, que a companhia anuncie uma taxa para a implementação do sideloading, sendo que os apps instalados por outras fontes que não a App Store ainda teriam de passar por uma avaliação da empresa.

Vale lembrar que, desde o ano passado, uma legislação semelhante também vem tramitando nos Estados Unidos — no entanto, caso seja aprovada, ela demorará ainda mais para entrar em vigor.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC23 ganha playlist temática no Apple Music

Próx. Post

Rússia acusa Apple de facilitar espionagem de iPhones pelos EUA [atualizado]

Posts Relacionados