O melhor pedaço da Maçã.

Apple terá estrutura de hands-on do seu headset na WWDC23 [atualizado]

Ilustração do headset de AR/VR da Apple

A essa altura, as expectativas de que a Apple lançará um headset de realidade aumentada/virtual na WWDC23, na próxima segunda-feira (5/6), são quase concretas. Alvo de uma série de rumores há anos, o produto deverá ser a maior novidade do evento — além de representar o nascimento de uma nova linha de produtos da Maçã em um bom tempo.

Publicidade

Às vésperas da conferência, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, trouxe mais detalhes sobre o que podemos esperar em relação à apresentação do headset. Segundo ele, haverá uma grande estrutura no Apple Park para demonstrações controladas do dispositivo pelos presentes, incluindo a imprensa, com foco em alguns recursos especiais do dispositivo.

– A Apple construiu uma grande estrutura no campus do Apple Park para oferecer demonstrações controladas do dispositivo a alguns presentes e à mídia na conferência. A companhia montou uma área nas quadras de basquete próximas ao centro fitness dos empregados. A Apple também está planejando demonstrações futuras ao longo do verão. Quando mostrar o dispositivo, [a Apple] está planejando em focar no FaceTime imersivo em VR, conteúdo do Apple TV+ e jogos.
– A Apple também está discutindo notificar potenciais consumidores com certas condições que eles não devem comprar ou usar o dispositivo devido ao impacto que a AR e a VR podem ter em sua saúde. Isso inclui pessoas com a Doença de Ménière, lesões cerebrais pós-traumáticas, síndrome pós-concussão, enxaquecas e vertigem.
– Alguns testadores também acharam que o produto, que está chegando perto de um estágio de desenvolvimento chamado DVT — ou Teste da Validação de Design —  está superaquecendo.

Deverá haver, ainda, outra área de hands-on no Steve Jobs Theater, a qual estará aberta para desenvolvedores após a keynote, segundo o jornalista. A apresentação gravada da WWDC23 será reproduzida no Apple Park no mesmo local que no ano passado, embora com uma nova cobertura, de modo a evitar muita exposição à luz solar.

Com as novas especulações, Gurman revelou o que a Apple deverá usar para atrair compradores inicialmente — antes de os desenvolvedores mergulharem no processo de criação dos aplicativos. Essa aplicação do FaceTime com imersão, por exemplo, deverá ser feita com avatares mais próximos da realidade, e não algo como Memojis, de modo a simular uma conversa feita cara a cara.

Publicidade

Como ressaltou o 9to5Mac, o nome do headset ainda não é um consenso entre os rumores. Apesar de ser bastante provável que o sistema do dispositivo se chame “xrOS”, ainda há dúvidas sobre a denominação do produto em si; algumas possibilidades incluem “Apple Reality Pro”, “Apple Reality One” ou mesmo “XR Pro”. Além disso, o produto só deverá chegar às lojas entre o final de 2023 e o início de 2024.

Algo interessante são as expectativas para o impacto social e mercadológico que o headset causará, bem como o grau dessa mudança na forma por meio da qual as pessoas veem a linha de produtos da Apple. Nesse sentido, Gurman disse que o produto será parte “símbolo de status” e parte “futuro da computação”.

Novidades dos sistemas

Como sabemos, a finalidade principal da WWDC é apresentar aos desenvolvedores os novos sistemas, que depois passam por uma fase de testes até serem liberados para os usuários em geral alguns meses depois. Nesse sentido, Gurman também comentou possíveis novidades que poderemos ver nos sistemas da empresa.

Publicidade

Além de outras mudanças, como as relativas a widgets, o watchOS 10 poderá ter os principais apps reformulados, adaptando-os para as telas maiores do Apple Watch Ultra e dos outros modelos mais recentes, que contam com bordas mais finas. Essa é uma reclamação comum dos usuários do dispositivo e algo similar ocorreu, por exemplo, com o lançamento do iPhone 6, com as telas maiores.

Com essa reformulação, além dos novos recursos, os botões físicos do relógio deverão ganhar novas funções, referindo-se às novas funções do watchOS 10. A Digital Crown, por exemplo, deverá abrir os widgets no lugar da tela de Início, entre outras modificações.

Já no iOS 17, o app Carteira (Wallet) deverá mostrar também dados sobre finanças e a fatura de outros cartões de crédito além do Apple Card, replicando a experiência oferecida com o cartão da Maçã. Como parte dos esforços da empresa em se expandir na área financeira, a ideia deverá ser tornar o app algo próximo de uma central de finanças, para além do Apple Pay e de ingressos e bilhetes de passagens.

Atualização, por Bruno Cardoso05/06/2023 às 11:15

O watchOS 10 voltou a ser alvo de novas apostas de Gurman. No último sábado (2/6), o jornalista voltou a falar sobre a possível reformulação de um app do sistema: o Tempo (Weather) — o qual, segundo ele, deverá ficar bem mais parecido com o que temos hoje no iOS, mas sem dar mais detalhes.

De todas as atualizações de sistemas operacionais a serem exibidas na segunda-feira, ainda espero que o watchOS 10 seja o mais significativo. O foco são os novos widgets em todo o sistema, aplicativos originais renovados (incluindo o redesenho do Tempo para se parecer com a versão do iOS) e o iniciador de aplicativos atualizado.

Além disso, o 9to5Mac divulgou ontem o que seria uma imagem da estrutura montada no Apple Park para demonstrar o headset. Capturada pelo pessoal da Cider Collective com a ajuda de um drone, ela mostra duas estruturas novas, sendo uma delas voltada para o dispositivo em si.

Como é possível notar na imagem abaixo, há uma nova estrutura no canto direito da imagem que, ao que tudo indica, será usada para receber os convidados durante a exibição da keynote de abertura do evento. É possível, inclusive, notar a cobertura citada por Gurman para evitar a exposição direta à luz solar.

Do lado esquerdo da imagem, há um outro prédio que, segundo o veículo, se trata da área de demonstração do headset. Essa construção fica bem perto da área fitness do Apple Park, destinada aos funcionários da Maçã.

Todos esses pormenores, é claro, serão esclarecidos daqui a pouco, durante a keynote de abertura da WWDC23, às 14h. Como sempre, o MacMagazine fará uma cobertura detalhada do evento, o que incluirá uma transmissão ao vivo no nosso canal do YouTube!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas: iPads de 9ª geração com até 26% de desconto

Próx. Post

“Beyond WWDC”: Apple anuncia eventos fora de Cupertino

Posts Relacionados