Em meio às escassas novidades no campo de software apresentadas pela Apple na WWDC23, estão a chegada de alguns apps.
Além do FaceTime para o tvOS, sobre o qual já comentamos, destacam-se dois outras novidades: o novo app Diário (Journal) no iOS 17 e a chegada do app Saúde (Health) redesenhado especialmente para o iPadOS.
Vamos conhecer um pouco dos dois?
Exercite a escrita ao descrever o seu dia!
O Diário, como seu próprio nome já propõe, permitirá aos usuários refletir sobre seus dias por meio da escrita e com o auxílio da tecnologia — o que inclui a exibição de sugestões personalizadas usando aprendizado de máquina para ajudá-lo a encontrar inspiração à criação do conteúdo.
De acordo com a Apple, as sugestões são escolhidas de modo inteligente e tomam como base atividades recentes do usuário — como fotos, pessoas, lugares e até mesmo treinos. Facilitando a criação de textos, o app ainda conta com um sistema de notificações agendadas para ajudar o usuário a criar o hábito de escrever.


Protegido por criptografia de ponta a ponta, o Diário possui mecanismos de bloqueio — provavelmente, semelhante ao presente no app Notas —, o que possibilitará que apenas você tenha acesso aos seus textos, caso assim prefira.
A Apple também disponibilizou a nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Sugestões para Escrever no Diário para que desenvolvedores de terceiros integrem seus apps ao novo software e enviem sugestões de conteúdo para o Diário.
Melhore seus hábitos de Saúde também no iPad
Um dos apps já tradicionais do iPhone que não havia sido portado para o iPad (alô, Calculadora…), o Saúde dará aos usuários do tablet da Maçã uma nova forma de ver seus dados de saúde com ricos detalhes.
Ele foi completamente otimizado para a tela maior do iPad e trouxe algumas novidades em termo de interface, como um novo visual para a aba Resumo — que é onde ficam os Favoritos, as Tendências e os Destaques.
Estão no app Saúde para iPad recursos já conhecidos dos usuários do iPhones, como o gerenciamento de medicamentos, o acompanhamento de ciclo, registro de emoções e humor, prontuários de atendimento, etc.
Com a chegada do app ao iPadOS, o HealthKit agora também ficará disponível para desenvolvedores do sistema operacional — o que significa que apps/acessórios de terceiros logo poderão se integrar ao Saúde no iPad.
Apps muito bem-vindos, não acham?
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.