Depois de muita espera (e rumores), o iOS 17 finalmente está entre nós! Com uma lista de novidades bem mais enxuta do que o normal, a nova versão do sistema que equipa os iPhones chega com uma série de melhorias de qualidade de vida que deverão tornar a experiência do usuário bem mais fluida.
A primeira novidade do dia diz respeito aos aplicativos Telefone, FaceTime e Mensagens. No caso do primeiro, agora, é possível criar pôsteres de contatos personalizados, bem parecidos com a nova tela bloqueada introduzida pelo iOS 16. Essas imagens aparecem sempre que algum contato seu liga e podem ser configuradas com uma série de efeitos, fontes e até Memojis.
O app também ganhou o recurso Live Voicemail, que permite ler, em tempo real, uma mensagem que alguém estiver gravando na sua caixa postal. É possível ler a mensagem da tela de chamada ou tela bloqueada, ajudando o usuário a decidir se deve ou não retornar a ligação naquele exato momento ou se é algo que pode demorar um pouco mais. O processamento dessa transcrição, vale notar, ocorre de forma local, protegendo a privacidade das conversas.
Outro app que conta agora com uma espécie de caixa postal é o FaceTime, que, no iOS 17, permite gravar uma mensagem de vídeo caso algum contato não possa atender a sua chamada. O app também conta com uma série de novos efeitos que podem ser ativados por gestos durante as chamadas
O app Mensagens ganhou um belo banho de loja. O mensageiro da Maçã agora permite usar filtros para pesquisar conteúdos em conversas, bem como apenas deslizar com um dedo para responder a uma mensagem em específico. Seguindo o exemplo do Telegram e do WhatsApp, agora também é transcrever mensagens de áudio, o que com certeza é muito útil.
Além disso, graças ao recurso Check In, o próprio Mensagens trata de avisar o seu contato que você chegou bem em casa em momentos nos quais você está compartilhando a sua localização. Caso você demore mais do que o esperado, o mensageiro envia um alerta tanto para o contato quanto para quem está compartilhando a localização, o qual inclui informações como o nível de bateria do iPhone a intensidade do sinal da operadora.
Os apps do iMessage, localizados na parte de baixo da tela, foram movidos para um menu representado por um “+”. Esse menu também traz figurinhas, o que inclui packs de stickers e até mesmo Memojis. Emojis comuns também são tratados agora como figurinhas, bem como objetos removidos de fotos usando a ferramenta de corte nativa do iOS.
Outra novidade é o NameDrop, recurso do AirDrop que permite compartilhar o seu número de telefone e outras informações de contato apenas aproximando seu iPhone ou Apple Watch do dispositivo da pessoa que você deseja adicionar aos seus contatos. O mesmo gesto também funciona para compartilhar imagens do app Fotos e atividades que funcionem via SharePlay, como a reprodução de Música do Apple Music — que agora conta com playlists colaborativas, diga-se de passagem.
O teclado do iOS é outro aspecto que recebeu certa atenção: o recurso de correção automática, por exemplo, consegue agora corrigir um número bem maior de palavras e entende melhor o que você quer digitar para evitar correções indesejadas. O recurso usa um modelo de linguagem natural para entender, por exemplo, se deve ou não corrigir palavrões.
Confirmando os rumores, a Apple apresentou o app Journal. Com ele, o usuário pode registrar momentos memoráveis da sua rotina com texto, imagens e até informações de outros apps, como dados de uma caminhada e coisas do tipo. Ele usa aprendizado de máquina para dar sugestões, sendo que desenvolvedores também poderão trabalhar com uma nova API dedicada para elas.


Outro rumor certeiro, o Standby transforma o iPhone em uma verdadeira smart screen com uma série de informações em tela cheia sempre que o usuário conecta o iPhone a um carregador MagSafe e coloca-o em modo paisagem (horizontal). É possível adicionar fotos, widgets ou controles de casa inteligente. Ele também diminui o brilho da tela para não atrapalhar o usuário durante a noite e conta com uma espécie de relógio.
Obviamente, essas são apenas algumas novidades escolhidas pela Apple na demonstração do sistema. Muitas outras virão, as quais comentaremos ao longo da semana e após o início dos nossos testes com o novo sistema. 😉
Apoio: Autodesk
A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.
O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!