O melhor pedaço da Maçã.
Vários Apple Watches rodando o watchOS 10

watchOS 10 terá nova interface de apps, widgets no mostrador e mais!

Como esperado, o ‌watchOS 10‌ foi anunciado hoje na WWDC23 com uma das maiores reformulações para o sistema do Apple Watch.

Publicidade

Entre as novidades, o watchOS 10 apresenta uma nova maneira de visualizar informações de qualquer mostrador de relógio com widgets, de modo que basta rolar a Digital Crown para revelar um Conjunto Inteligente (Smart Stack) de widgets e complicações, e aí interagir com eles.

Esses widgets também se adaptam ao contexto do usuário; por exemplo, no início do dia, o app Tempo (Weather) mostrará a previsão ou, ao viajar, você verá os cartões de embarque na Carteira (Wallet). O apps Calendário (Calendar) e Lembretes (Reminders) são apresentados na parte superior para exibir as próximas reuniões ou tarefas, e os aplicativos em execução, como Podcasts, também serão movidos para cima para que estejam prontamente disponíveis nos mostradores.

Por falar em mostradores, o novo sistema inclui duas novas opções: uma chamada Palette — que representa o tempo em uma ampla variedade de cores usando três camadas sobrepostas distintas e, conforme as horas avançam, as cores na tela também mudam — e um mostrador animado de Peanuts com Snoopy e Woodstock, na qual os personagens interagem e brincam com os ponteiros do relógio, reagem às condições climáticas da região ou até mesmo ficam ativos quando o usuário faz um treino.

Alguns aplicativos do ‌watchOS 10‌ também foram redesenhados. O app Relógio (Clock), por exemplo, apresenta cores de fundo que refletem a hora do dia em diferentes fusos horários. Já o app Atividade (Activity) mostra dados mais precisos com uma nova visualização em tela cheia de cada anel de atividade (Movimento, Exercício e Ficar em Pé). Os desenvolvedores também podem usar a nova linguagem de design para atualizar seus aplicativos.

A Central de Controle também pode ser acessada usando o botão lateral, facilitando a abertura rápida a qualquer momento e em qualquer aplicativo. Além disso, um clique duplo na Digital Crown reverte para todos os aplicativos usados recentemente.

Publicidade

O sistema também possui novos recursos de treino de ciclismo, incluindo novas métricas e uma visualização em tela cheia no iPhone dos apps Atividade e Exercício (Fitness). Assim, quando um treino de ciclismo é iniciado no Apple Watch, ele aparece automaticamente como uma Atividade ao Vivo (Live Activity) no iPhone e, quando tocado, utiliza a tela inteira.

Ademais, exercícios como caminhadas agora integram apps como Bússola (Compass) e Mapas (Maps).

Publicidade

No caso do app Bússola, ele gerará automaticamente dois pontos de referência: um sobre o último local com recepção de celular, o que pode ser útil para verificar mensagens ou fazer uma chamada. Já o app Mapas exibirá um novo mapa topográfico com linhas de contorno, sombreamento de colinas, detalhes de elevação e pontos de interesse — inicialmente nos Estados Unidos. Os usuários também podem pesquisar trilhas e informações detalhadas de certas regiões.

O watchOS 10‌ também inclui uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de treino (para desenvolvedores), de modo que eles terão acesso aos dados de movimento de alta frequência dos Apple Watches Series 8 e Ultra, bem como um novo recurso de rastreamento de humor no aplicativo Atenção Plena (Mindfulness).

Ainda em relação a recursos de saúde, o watchOS 10 oferece a capacidade de medir o tempo gasto à luz do dia usando o sensor de luz ambiente, fornecendo benefícios adicionais para a saúde física e mental de todas as idades.

Publicidade

No watchOS 10, o Apple Watch também pode se conectar automaticamente a acessórios de ciclismo habilitados via Bluetooth, como medidores de potência, sensores de velocidade e sensores de cadência, possibilitando acompanhar novas métricas cadência e as zonas de energia, usadas para ver facilmente quanto tempo é gasto em cada uma, o que é uma maneira eficaz de melhorar o desempenho do exercício.

Outras novidades do watchOS 10 incluem:

  • NameDrop: permite que os usuários compartilhem facilmente informações de contato, aproximando o Apple Watch do iPhone de outra pessoa.
  • Mapas offline no iPhone fornecem acesso à navegação passo a passo, hora estimada de chegada, lugares no Mapas e muito mais enquanto estiver longe de Wi-Fi ou serviços de celular. Esses recursos também podem ser usados em um Apple Watch emparelhado que esteja ao alcance do seu iPhone.
  • Os usuários podem iniciar a reprodução de uma chamada de vídeo do FaceTime e visualizá-la diretamente no Apple Watch. Além disso, chamadas de áudio em grupo do FaceTime são compatíveis com o Apple Watch no watchOS 10.
  • O aplicativo Medicamentos (Medications) pode enviar lembretes de acompanhamento se um medicamento não for registrado 30 minutos após o horário agendado.
  • O Apple Fitness+ apresenta os Planos Personalizados, uma nova maneira de receber uma programação personalizada de treino ou meditação com base no dia, na duração, no tipo de treino e muito mais; Stacks, que permite que os usuários selecionem vários exercícios e meditações para fazer continuamente; e Audio Focus, que dá aos usuários a capacidade de priorizar o volume da música ou as vozes dos treinadores.
  • Suporte para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), permitindo que os clientes corporativos instalem aplicativos de forma remota e centralizada e configurem contas em uma frota de dispositivos, com recursos como imposição de senha e configuração de Wi-Fi e VPN.
  • Plataformas de treinamento populares, como TrainingPeaks, podem usar uma nova API para criar um treino personalizado que pode ser importado diretamente para o aplicativo Exercício. Os desenvolvedores de aplicativos que usam o HealthKit também podem acessar métricas de velocidade, cadência e potência para ciclismo, além de espelhar treinos do Apple Watch para o iPhone.

O watchOS 10 estará disponível para o Apple Watch Series 4 ou posterior emparelhado com o iPhone XS ou posterior, executando o iOS 17. A versão beta para desenvolvedores está disponível para membros do Apple Developer Program a partir de hoje e uma versão beta pública estará disponível para usuários do watchOS no próximo mês.


Apoio: Autodesk

A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.

O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

tvOS 17 virá com FaceTime, busca do Siri Remote pelo iPhone e mais!

Próx. Post

Apple finalmente apresenta o Vision Pro, seu headset de VR/AR

Posts Relacionados