Recentemente, chegamos a falar aqui no MacMagazine sobre o MagSafe — marca ressuscitada pela Apple com a chegada dos iPhones 12. Porém, quem acompanha a empresa há vários anos, deve saber que esse nome normalmente estava relacionado aos Macs portáteis.
Neste artigo em específico, vamos falar um pouco sobre a história desse conector que sumiu de alguns computadores e, um tempo depois, voltou com tudo! 🧲
O que é o MagSafe?
O conector MagSafe dos Macs portáteis nada mais é do que o cabo de energia desses computadores. Ao invés de usar uma conexão USB-C ou outra proprietária, a Apple desenvolveu um conector magnético que se prende ao dispositivo usando ímãs.
O principal benefício disso é que o computador não corre mais tanto risco de cair no chão caso você esbarre no fio, por exemplo. 😅 Além disso, outro ponto positivo desse conector é que, assim como o USB-C, não há um lado certo ou errado para usá-lo. Basta aproximá-lo da porta do Mac para que a conexão seja feita.
Todas as gerações do MagSafe até o momento
MagSafe
Introduzida por Steve Jobs junto ao primeiro MacBook Pro, em 2006, a primeira geração do conector foi uma verdadeira revolução no carregamento dos Macs. Ele seguiu presente nos computadores portáteis da Maçã até 2012.
Ele esteve disponível formatos em “T” (você pode conferir no vídeo acima) e em “L”, como na imagem abaixo.
MagSafe 2
Mais fino, o conector MagSafe chegou aos Macs em 2012. Um ponto interessante a ser notado é que os cabos antigos não eram compatíveis com as máquinas com MagSafe 2. Por isso, a Apple passou a vender um adaptador que permitia plugar um cabo MagSafe em um MacBook com entrada MagSafe 2 (que segue sendo vendido até hoje, inclusive).
MagSafe 3
Depois de um hiato entre 2016 e 2021, a Apple lançou a terceira geração do conector MagSafe junto aos MacBooks Pro de 14″ e 16″ (sendo levado também ao MacBook Air equipado com o chip M2, mais tarde).
A principal característica dessa versão é que o cabo pode ser destacado do adaptador de energia, via conexão USB-C. Assim, não é mais necessário comprar todo o conjunto caso apenas um dos componentes apresente um problema, por exemplo. Além disso, a Apple promete uma recarga mais rápida usando essa conexão — a depender do adaptador de energia usado, é claro, e da necessidade da sua máquina.
Muito bacana, sem dúvidas. Agora, conte pra gente: o seu Mac atual conta com um conector MagSafe? 😊
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-16-M3-Pro,28999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3-Pro,22999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3,18499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-15-M3,14999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-13-M3,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-13-M2,10999.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.