Após adquirir uma área e estabelecer um escritório temporário no Research Triangle Park (RTP), na Carolina do Norte (Estados Unidos), a Apple está buscando expandir suas atividades por lá. Segundo documentos enviados para aprovação no final do mês passado, a empresa planeja construir um escritório com área de mais de 30.000 metros quadrados.
Ao total, serão mais de 250.000m² em escritórios, parques e prédios acessórios. O pedido segue outro feito no ano passado envolvendo permissões ambientais, já que há matas ciliares e medidas de controles de sedimentos que são impactadas pelo projeto. É preciso, como podemos imaginar, garantir que as áreas serão protegidas.
Segundo o WRAL Tech Wire, um advogado da Maçã teria pedido às autoridades do estado para manterem sigilo sobre os planos da empresa, o que não parece ter funcionado muito. De acordo com os documentos, o prédio deverá ter entre seis e oito andares; a Apple começou a buscar a aprovação para o projeto dos órgãos do condado de Wake em agosto de 2022.
Para se ter uma ideia do tamanho do escritório, ele é equivalente à área de cerca de dois supermercados. Vale lembrar que a Apple obteve um incentivo de aproximadamente US$1,2 bilhão do estado, tendo em vista que o campus deverá empregar 3.000 pessoas, além de movimentar a economia local com esses empregados e com a própria construção.
O RTP é o maior parque de pesquisa dos EUA, com uma área de mais de 700.000m², onde estão presentes mais de 300 empresas e onde trabalham mais de 65.000 pessoas. A Apple, desse modo, está indo para onde diversas outras companhias já estão, com planos de investir desde 2021 mais de US$1 bilhão no campus, onde novos produtos poderão ser desenvolvidos, entre outras atividades.