Como informamos no mês passado, o Instagram estava testando secretamente uma nova rede social descentralizada focada em textos — basicamente um competidor direto do Twitter. Agora, mais informações sobre a empreitada da Meta, com o codinome “Projeto 92”, foram divulgadas.
Segundo uma reportagem do The Verge, um dos principais executivos da Meta mostrou aos funcionários uma prévia da plataforma durante uma reunião realizada ontem, na qual foram reveladas algumas imagens de como será o visual da rede social.
As imagens incluem capturas de tela da página de login, do feed principal — que se parece com o do próprio Twitter — e de threads/respostas. Ao que tudo indica, a Meta usará o sistema de login do Instagram (que poderá opcionalmente usar o sistema de login do Facebook) para a criação da conta.
Segundo as informações, a empresa aposta que a plataforma será a sua “resposta ao Twitter”, a qual, além de ser baseada no Instagram, integrará o protocolo de rede ActivityPub (o mesmo que alimenta o Mastodon).
Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado, onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.
Para impulsionar o uso da rede, a empresa também está apostando na visibilidade de celebridades como Oprah e o 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso. Nesse sentido, a companhia alega que “ouviu criadores e figuras públicas que estão interessados em ter uma plataforma que seja administrada de forma sensata, que eles acreditam que podem confiar e contar com a distribuição”.
Ainda não há informações sobre quando o aplicativo estará disponível para todos, embora as expectativas iniciais sugeriam que o lançamento ocorrerá ainda neste mês.