O melhor pedaço da Maçã.

Novo framework permite que a câmera do iPhone siga pessoas, animais e objetos

DockKit

Em uma das sessões da WWDC23, a Apple apresentou um novo framework do iOS 17 chamado DockKit. Ele viabiliza a integração do iPhone com estandes (docks) motorizados para câmeras, permitindo acompanhar o movimento de pessoas, animais e objetos.

Publicidade

O funcionamento do framework decorre de uma integração entre a câmera do dispositivo, o software e o dock. O objeto a ser seguido é identificado e a câmera do aparelho fixa-se a ele por meio de um algoritmo. Assim, as imagens captadas são processadas a uma frequência de 30 quadros por segundo e são enviados comandos para o dock, que se move de acordo com os movimentos do sujeito a ser captado, fazendo com que a câmera siga o sujeito desejado — algo que vai além do funcionamento do Palco Central (Center Stage).

As aplicações do recurso são múltiplas e, de acordo com o The Verge, a própria Apple parece já ter pensando em uma: o monitoramento de pets. Segundo o veículo, foi criada uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. dedicada à identificação de animais, chamada Animal Body Pose, que poderá ser usada em combinação com o DockKit, especificamente em relação aos bichanos.

Todavia, o uso do framework não se restringirá a seguir pets, de modo que as capacidades deixam a utilização bastante ampla. Com o DockKit, tais suportes podem girar o iPhone em até 360º, bem como virá-lo na vertical em até 90º. Pode-se, por exemplo, começar uma transmissão ao vivo e mostrar diferentes pontos de um cômodo sem a necessidade de ter alguém filmando.

Publicidade

A parte de identificação do objeto a ser seguido foi algo que a Apple visivelmente trabalhou bastante. Existem algoritmos específicos destinados a esse fim, que é essencial para o bom funcionamento do DockKit. Dessa forma, ainda que o campo de visão da câmera tenha outros objetos e/ou esteja obstruído, a ideia é que continue sendo possível seguir o sujeito escolhido.

Ademais, pode-se selecionar diversas opções de monitoramento, como para que lado a câmera deverá ir, ou se essa seleção será automática, bem como uma região de interesse. Por padrão, o objeto seguido será mantido centralizado no quadro, embora será possível ajustar várias características, como a velocidade do movimento do dock, animações, pessoas a serem seguidas, interações com movimentos que o sujeito fizer, entre outras opções.

O interessante do DockKit é que ele funciona com a câmera nativa do iOS. Ou seja, todos os aplicativos que já usam a câmera do iPhone poderão tirar proveito dessa novidade, bastando ter um desses suportes (certamente muitos serão lançados no futuro próximo), os quais terão um software preparado para o seu uso.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: iOS/iPadOS 17, macOS Sonoma 14, watchOS 10… um resumão dos novos sistemas da Apple!

Próx. Post

Mapas da Apple em Paris ganham rota de bicicleta, pontos 3D e mais

Posts Relacionados