Como já é de tradição, a Apple está atualizando a sua vasta biblioteca de símbolos após a WWDC23. O aplicativo SF Symbols 5 chega com mais de 700 novos símbolos, algumas ferramentas aprimoradas e uma novidade para torná-los ainda mais personalizáveis e dinâmicos.
Apresentando um novo conceito para símbolos, o SF Symbols agora traz o recurso Animation, que possibilita aplicar animações personalizáveis para fornecer uma “nova dimensão de expressão” aos símbolos. É possível aplicar comportamentos variados, como saltar, escalar, pulsar, etc.
Esses efeitos e transições animados trazem vitalidade às interfaces e fornecem feedback à entrada do usuário enquanto comunicam mudanças no status e na atividade contínua.
De acordo com a Apple, os símbolos foram “redesenhados e otimizados para movimento”, com camadas que se movem como parte dos efeitos e transições implementados.
O designer/desenvolvedor poderá escolher entre uma coleção de diferentes predefinições de animação — cada uma com características únicas — e elas funcionarão em todos os símbolos, escalas e modos de renderização disponíveis.
Já sobre os novos símbolos disponíveis, há novidades como indicadores automotivos, símbolos para representar botões para controles de games, bem como localizadores nos idiomas árabe, chinês, devanágari, hebraico, japonês, coreano, latim e tailandês.
Você também poderá criar ícones personalizados mais facilmente com uma nova biblioteca que conta com emblemas, formas e barras que podem ser adicionadas a símbolos criados pelos próprios desenvolvedores/designers.
Também há atualizações em algumas ferramentas e a chegada de um novo inspetor que permitirá visualizar animações tanto dos símbolos do sistema quanto dos personalizados.
O SF Symbols 5, bem como os recursos de animação, estarão disponíveis para aplicativos que rodarão nos futuros sistemas da Apple: o iOS 17, o iPadOS 17, o macOS Sonoma 14, o watchOS 10 e o tvOS 17.