O melhor pedaço da Maçã.

Google Chrome para iOS ganhará busca com a câmera, atalhos e mais

Novidades do Google Chrome

O Google anunciou hoje quatro novos recursos para o navegador Chrome no iOS/iPadOS. Em geral, as adições têm como foco encurtar a quantidade de passos necessários para fazer algumas ações mais realizadas por usuários. Alguns dos recursos, segundo a empresa, usam inclusive inteligência artificial para otimizar o funcionamento.

Publicidade

Para início de conversa, o Chrome agora faz uso de IA para detectar endereços que estejam escritos em páginas e sites. Assim, ao tocar nos endereços detectados pelo navegador, você terá a opção de ver o local no Google Maps diretamente do app. Assim, não será mais necessário copiar, colar os dados e abrir outro app para conferir onde fica a localização.

Atalho para Google Maps no Google Chrome

Nessa mesma ideia, temos outra novidade relacionada ao Google Agenda. Agora, ao detectar informações sobre algum evento que inclui uma data, é possível tocar nas informações e selecionar uma opção para criar um evento no calendário. Assim, os dados detectados — incluindo o título do compromisso — serão inseridos na interface do app, que permite editar e salvar o evento diretamente do Chrome.

Criando um evento no calendário

Também com o auxílio de IA, foram anunciadas novidades relacionadas a um dos serviços mais populares do Google (depois das buscas), que é o Tradutor. Agora, o Chrome está melhor na tarefa de detectar conteúdo em outras línguas. Além disso, será possível, selecionar uma parte do texto e escolher uma opção que abrirá um atalho para o Tradutor, traduzindo a porção selecionada.

Tradução do texto no navegador

Por fim, temos uma espécie de expansão do Google Lens, que atualmente pode ser usado no iOS ao selecionar uma foto e no app de busca do Google. Nos próximos meses, contudo, você poderá fazer buscas de imagens com a câmera (no caso, com fotos tiradas pela câmera na hora) ou com imagens da sua biblioteca, tocando no ícone do Lens na barra de busca do navegador.

Busca com a câmera no Google Chrome

Vale lembrar que o Lens recentemente ganhou a capacidade de identificar doenças cutâneas a partir da identificação de manchas na pele com a câmera. O Google aparenta estar procurando integrar diversas utilidades diferentes a esse recurso, cujo uso certamente deverá ser bastante positivo para a empresa, já que permite que ela aprimore suas ferramentas de IA com a utilização em massa.


Ícone do app Google Chrome
Google Chrome de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 122.0.6261.62 (200.4 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Podcasts ganha novas subcategorias e busca aprimorada

Próx. Post

Spotify para Mac ganha nova interface alinhada à versão mobile

Posts Relacionados