Além do kit de desenvolvimento de software (SDK) do visionOS, a Apple também tratou de disponibilizar aos desenvolvedores as Diretrizes de Interface Humana (Human Interface Guidelines) do sistema operacional que equipará o Apple Vision Pro, seu headset de realidade mista (AR/VR).
Na prática, essas diretrizes deverão ser seguidas nos vindouros aplicativos que poderão ser usados no dispositivo.
Quando as pessoas usam o Apple Vision Pro, elas entram em um espaço 3D infinito onde podem se envolver com seu aplicativo ou jogo enquanto permanecem conectadas ao seu entorno.
Como esse é um sistema completamente novo, há vários itens que devem ser levados em conta na hora do desenvolvimento, como o espaço, a imersão, o passthrough, o áudio espacial, os focos e gestos, a ergonomia e a acessibilidade, por exemplo.
A Maçã também cita algumas “boas práticas” que devem ser utilizadas nos aplicativos, como aproveitar todos os benefícios únicos do Vision Pro, considerar todos os espectros de imersão disponibilizados pelo aparelho, priorizar o conforto dos usuários (exibindo os conteúdos dentro do campo de visão, sem que o usuário precise virar a cabeça ou mudar de posição) e compartilhar atividades com outras pessoas usando o SharePlay, por exemplo.
Você pode conferir todos os detalhes e a documentação completa aqui. Muito interessante, não?! 😎