Durante uma das sessões da WWDC23, a Apple anunciou uma mudança muito bem-vinda para o modo Cinema (Cinematic mode) do aplicativo Câmera, a qual acabou ficando de fora da keynote de abertura: a possibilidade de editar vídeos gravados com o recurso em apps de terceiros.
Introduzido com a linha iPhone 13, lançada em setembro de 2021, o recurso dá ao usuário a possibilidade de gravar vídeos com um aspecto mais “hollywoodiano”. Além de capturar em Dolby Vision em tempo real, o recurso permite dar destaque para determinadas pessoas ou objetos em uma cena ao ajustar rapidamente o foco da câmera.
Até então, caso o usuário quisesse editar um vídeo gravado com esse modo e ainda ter a possibilidade ajustar o foco da câmera, ele precisava, necessariamente, fazer isso pelo iMovie, pelo Final Cut Pro ou pelo próprio app Fotos (Photos). Para mudar isso, a Apple apresentou uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. — disponível no iOS 17 e no macOS Sonoma 14 — dedicada ao modo Cinema, que dá aos desenvolvedores a possibilidade de adicionar suporte ao recurso em seus próprios apps.
O framework Cinemático torna possível que você adicione recursos de edição e reprodução de nível profissional a filmes, gravados com o modo Cinema do aplicativo Câmera, aos seus aplicativos. Esses são os mesmos recursos usados em aplicativos como o Final Cut Pro, o Fotos e o iMovie. Isso permite que seus aplicativos alterem a distância focal e a abertura em filmes, criando um efeito bokeh, mesmo após a gravação, por exemplo.
Com essa novidade, é possível que vejamos apps famosos como o LumaFusion se tornarem compatíveis com o modo Cinema em um futuro próximo — embora apps mais simples, como os de rede sociais, também possam se aproveitar desse recurso. De qualquer forma, essa API tem tudo para dar ainda mais liberdade a criadores de conteúdo que têm o iPhone como sua ferramenta principal de captura.
A linha iPhone 14, introduzida no fim do ano passado, também trouxe novidade relacionadas ao modo Cinema. Como explicamos aqui, com os smartphones mais recentes da Maçã, é possível gravar vídeos nesse estilo em 4K (a 24 ou a 30 quadros por segundo), enquanto os modelos da linha iPhone 13 vão até a resolução 1080p.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.