Em um evento realizado hoje em São Paulo, o Google anunciou uma profusão de novidades especiais para o Brasil. Entre elas, está a chegada da Visão Imersiva (Immersive View) no Google Maps a vários pontos no país. Com uso da técnica de inteligência artificial de campos de radiância neural, o recurso permite que você explore vários locais no mundo de maneira bastante detalhada, de diversos ângulos, em 3D e 360º.
As imagens são geradas a partir do enorme banco de registros que o Google tem dos locais com o Street View e o Google Earth, junto ao uso das tecnologias de IA. Pode-se até mesmo ver o local em diferentes horários e condições climáticas. Também são exibidas informações sobre os lugares visualizados — o que pode ser bem útil para planejar uma visita, por exemplo.
A partir de hoje, será possível explorar com a função diversos monumentos e pontos famosos em quatro cidades do Brasil: Brasília, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Estão entre os contemplados os Palácios do Planalto e do Itamaraty, assim como o Cristo Redentor, o Maracanã e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Confira a lista completa dos locais compatíveis com a Visão Imersiva:
Brasília
- Catedral de Brasília
- Congresso Nacional
- Memorial JK
- Palácio do Planalto
- Santuário São João Bosco
- Palácio do Itamaraty
- Museu Nacional da República
Fortaleza
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
- Catedral Metropolitana de Fortaleza
- Estátua de Iracema Guardiã
Rio de Janeiro
- Cristo Redentor
- Maracanã
- Aqueduto da Carioca
- Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Theatro Municipal do Rio de Janeiro
São Paulo
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
- Pinacoteca de São Paulo
- Catedral de São Paulo
- Mercado Municipal de São Paulo
- Prédio Altino Arantes
- Pátio do Colégio
- Mosteiro de São Bento
- Museu Catavento
Conforme havia sido mencionado no começo do ano, também foi anunciado que alguns locais em São Paulo ganharão o recurso Indoor Live View, que permite ver o interior de certos lugares. De início, será possível conferir por dentro o Aeroporto Internacional de Guarulhos, inclusive as lojas, bem como em estações de metrô da cidade.
O recurso também oferece a possibilidade de navegar nos locais compatíveis usando a câmera. Dessa forma, você poderá encontrar a parte que desejar em quaisquer dos três terminais de passageiros e demais áreas do Aeroporto de Guarulhos de forma mais simples, com o uso de realidade aumentada, movimentando a câmera à medida que vai andando e recebendo as coordenadas.
Além das novidades relativas ao Google Maps, a empresa anunciou uma série de novos recursos e parcerias com instituições públicas e privadas, além de ter reforçado a sua importância para a economia do país. Falou-se, por exemplo, de um projeto que levou endereços digitais a locais sem endereçamento oficial, bem como um fundo de combate à desinformação.
via Tecnoblog