O melhor pedaço da Maçã.

TikTok mata Now e agora permite que pais filtrem conteúdos

Amparo Garcia / Shutterstock.com
TikTok no iPhone

O TikTok anunciou hoje duas novidades um pouco diferentes. A primeira delas é que o Now, recurso que era basicamente um clone do aplicativo BeReal, está sendo descontinuado. Ele era integrado ao app da rede nos Estados Unidos, mas funcionava como um app separado em outras regiões.

Publicidade

Lançado em setembro do ano passado, o recurso tinha a mesma proposta que a da outra rede social, consistindo em os usuários fazerem registros com ambas as câmeras do smartphone todos os dias. A “simbiose” foi tanta que fim do Now está acontecendo justamente junto ao arrefecimento do BeReal, após ele ter se tornado uma verdadeira febre.

Como trouxe o The Verge, o TikTok está enviando notificações aos usuários informando sobre o fim do Now. No breve comunicado, a rede disse que está “atualizando a experiência”. Também é dito que o conteúdo compartilhado com o recurso continuará salvo na área de Memórias.

O TikTok está matando o seu clone do BeReal TikTok Now.

Filtros na Sincronização Familiar

A outra novidade é relativa ao recurso Sincronização Familiar, que agora traz a possibilidade de os pais estabelecerem filtros sobre o conteúdo que os filhos veem no TikTok. Essa função, por si só, já existe, de modo que é possível limitar a exibição de conteúdos que contenham hashtags e palavras-chave que forem escolhidas no filtro, além de certos vídeos estarem disponíveis apenas para usuários maiores de idade.

Publicidade

Dessa forma, realmente nova é a integração da filtragem com a função de controle parental da rede. Segundo a empresa, a implementação foi feita com consultas com o Family Online Safety Institute, de modo a balancear as escolhas dos pais e o direito de escolha dos jovens. Por este motivo, vale notar, os filhos conseguem ver, por padrão, as palavras filtradas, além de poderem desabilitar as restrições.

Toda essa liberdade já fez o TikTok ser criticado pela falta de efetividade desses recursos em realmente proteger os usuários mais jovens. A empresa também anunciou, de acordo com o TechCrunch, um Conselho Jovem, buscando ouvir os usuários da plataforma para “criar a experiência mais segura possível”. Para alguns, contudo, a rede apenas quer fazer parecer que está tomando algum tipo de ação.

De toda forma, a filtragem de conteúdo integrada à Sincronização Familiar soma-se a outras funções que têm como objetivo a proteção dos usuários mais novos do TikTok. Há alguns meses, por exemplo, foi anunciado um limite de uso para jovens, o qual também pode ser desativado com a ajuda de uma senha.


Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 33.6.0 (397 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp testa configuração avançada de servidores proxy

Próx. Post

Google Maps ganha Visão Imersiva no Cristo Redentor, Planalto e mais

Posts Relacionados