O melhor pedaço da Maçã.

Market share do macOS quintuplicou nas últimas duas décadas

macOS Ventura 13

Se no mundo dos smartphones, hoje em dia, existe um verdadeiro duopólio entre o iOS e o Android, no mundo dos desktops e notebooks a situação sempre foi bem diferente, com o Windows dominando com folga a maior parte do mercado de computadores pessoais pelo menos desde meados dos anos 1980.

Publicidade

Mesmo com essa dominância da Microsoft, a Apple tem conseguido manter uma fatia considerável do mercado nas últimas décadas, sempre vindo logo atrás dos sistemas da empresa fundada por Bill Gates. Um novo gráfico animado, divulgado pelo pessoal do VisualCapitalist — e que pode ser conferido nessa página —, por sua vez, nos ajuda a entender um pouco melhor a evolução dessa briga.

De acordo com dados reunidos pelo veículo, de maio de 2003 até junho de 2022, o macOS conseguiu quintuplicar o seu market share, embora ainda esteja longe de ter o mesmo alcance de sistemas como os Windows 10 e 11. Se há duas décadas o sistema da Maçã representava menos de 5% do mercado, hoje ele já aparece com 14,6%.

Como é possível notar, os maiores sucessos da Microsoft foram, de longe, os Windows XP, 7 e 10, com destaque especial para o primeiro que, no seu auge, chegou a representar quase 80% do mercado de sistemas operacionais para desktops. O macOS, por sua vez, teve o seu boom entre em 2008 e 2009, e continua crescendo, mesmo que lentamente, até hoje.

Essa situação com certeza se inverteria caso o gráfico também considerasse sistemas operacionais móveis, já que a Microsoft desistiu desse mercado em 2019 com a morte do Windows 10 Mobile — também conhecido como Windows Phone. O Linux e o Chrome OS, por sua vez, aparecem com porcentagens bastante diminutas, embora o primeiro tenha conseguido se recuperar bem na última década.

Publicidade

Interessante, não?


Ícone do app macOS Ventura
macOS Venturade Apple
Compatível com Macs
Versão 13.6.7 (12.1 GB)
Requer o macOS 10.12 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App StoreCódigo QR Código QR

via OS X Daily

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: o PodMic, da RØDE, agora também é USB-C!

Próx. Post

3ª temporada de “The Morning Show” estreará em 13/9; veja as primeiras imagens!

Posts Relacionados