O editor de fotos Pixelmator, muito popular no macOS, acaba de ganhar mais uma leva de novidades no iOS/iPadOS. Hoje, o aplicativo móvel do editor chegou à sua versão 3.0, a qual traz alguns recursos que deverão incrementar a sua experiência de uso.
A principal adição é o Preenchimento de Cores (Color Fill). Com ela, você pode selecionar uma cor na barra de ferramentas e selecionar áreas no que estiver editando para serem preenchidas com o tom selecionado. Quanto mais você for arrastando, mais cores similares ao redor da área que estiver sendo preenchida serão afetadas.
Como dito no tweet publicado pela empresa, também é possível arrastar e soltar (drag and drop) uma cor a partir da barra de ferramentas e soltá-la em alguma área da arte que está sendo editada. Dessa forma, torna-se ainda mais dinâmico o processo de ir colorindo partes da imagem — além, claro, de já ser mais rápido graças ao Preenchimento por si só.
Há, ainda, outros recursos novos menores que chegaram com a nova versão do Pixelmator. Agora é possível ajustar a opacidade por meio de um deslizador no parte inferior da tela, bem como arrastar e soltar coleções de amostras de cor do seletor de cores, ou até mesmo de outros apps.
Ao arrastar uma cor, pode-se ajustar a tolerância de preenchimento ao tocar em Editar Preenchimento de Cor e arrastar uma ferramenta em formato de roda. Já no menu Mais (na barra de ferramentas) há as novas opções Testar Todas as Camadas, Bordas Suaves e Bloquear Alpha, as quais dão maior controle ao Preenchimento ao usá-lo em camadas.
A atualização já está disponível na App Store. Bom update!