O Firefox ganhou hoje mais uma atualização, chegando à sua versão 115 — a última a ter suporte ao macOS Sierra 10.12, ao High Sierra 10.13 e ao Mojave 10.14, bem como aos Windows 7 e 8.
A partir de agora, o navegador será migrado para a versão Extended Support Release (ESR) nesses sistemas, de forma a oferecer atualizações pontuais por cerca de um ano e meio — portanto, até meados de setembro de 2024.
Segundo a Mozilla, as razões para o fim da compatibilidade são basicamente questões de segurança. O macOS 10.14, por exemplo, recebeu a última atualização de segurança em 2021, de modo que existem vulnerabilidades conhecidas no sistema. Com isso, torna-se inseguro e dispendioso para o Firefox continuar a receber updates nesses SOs antigos e desatualizados.
Outras novidades
Além disso, a atualização do navegador trouxe novos recursos que deverão incrementar a usabilidade. Entre eles, tornou-se possível migrar dados de métodos de pagamento de navegadores baseados no Chrome e, ainda, o menu suspenso do Gerenciador de Guias ganhou botões para fechar abas, o que tornará essa ação mais rápida. Já em campos de senhas, agora há opções de refazer e desfazer uma entrada.
A interface de importação de dados de outros navegadores também foi reformulada — já sendo liberada desde a versão 113. Ainda, usuários sem suporte à decodificação de vídeo H.264 agora terão acesso ao recurso graças ao plugin OpenH264, podendo reproduzir vídeos sem problemas. Também passou a ser possível permitir que extensões funcionem apenas em alguns sites.
Tivemos correções de bugs e problemas com o Firefox 115. Além de melhorias de segurança, a lupa do Windows agora segue o cursor de texto corretamente quando a barra de títulos está visível. Outro reparo foi em relação a aprovar o uso da localização em sites específicos sem causar instabilidade na rede ao estarem usando drivers de Wi-Fi quando a geolocalização está desativada.
Para aqueles que usam temas do Firefox Colorways, eles serão automaticamente migrado para o mesmo tema hospedado na plataforma de extensões do navegador — no caso dos que desabilitaram atualizações automáticas das extensões. Com isso, os temas poderão continuar sendo usados mesmo quando forem removidos dos arquivos do Firefox.
No Linux, a decodificação de vídeos no navegador passou a funcionar com placas gráficas da Intel. Para os usuários do sistema do pinguim, cliques no botão de nova guia abrirão o conteúdo que esteja na área de transferência em uma nova aba. Caso se trate de um link e ele já esteja aberto, qualquer outro texto será aberto com o seu buscador padrão.
Recursos para desenvolvedores
Para desenvolvedores, o Firefox 115 adicionou a nova opção “Ocultar fontes listadas para ignorar” na árvore de possibilidades das Ferramentas do Desenvolvedor — caso se queira ignorar bibliotecas de terceiros na depuração. As fontes também serão ignoradas no recurso de rastreio de JavaScript. Uma outra nova opção (devtools.f12_enabled
) previne o uso acidental da tecla F12.
Com os comandos contenteditable
e designMode
, o editor também se tornou mais parecido ao de outros navegadores — permitindo, por exemplo, separar parágrafos com a tecla enter. O gerenciamento de nós também foi melhorado, de modo que é possível separá-los ou uni-los com a criação de um novo e/ou descarte automático do anterior.
Desenvolvedores de WebRTC agora também podem definir um destino em milissegundos de mídia para o buffer de jitter. Outras novidades para esse público incluíram métodos adicionais para habilitar mudanças em séries, incluindo uma nova cópia com a mudança e suporte à propriedade CSS de composição de animação.
Ainda temos o novo comando URL.canParse()
para verificar URLs e compatibilidade ao IndexedDB na navegação privada e a condições de suporte em regras de importação CSS. No Android, o botão de busca na barra de endereços foi reformulado para facilitar a troca entre buscadores, acesso a favoritos e histórico.
O Firefox 115 já está disponível. Atualize o seu navegador procurando por novas versões na opção “Sobre o Firefox”, do menu do aplicativo, e tenha acesso aos novos recursos!