O melhor pedaço da Maçã.

Threads não chegou para substituir o Twitter, diz Adam Mosseri

Adrian Tusar / Shutterstock.com
Ícones do Threads, do Instagram e do Twitter

Amplamente repercutido como uma “versão do Twitter” desenvolvida pela Meta, o Threads não foi projetado com foco para divulgação de notícias importantes e nem para debates políticos. Pelo menos foi o que deu a entender o chefe do Instagram (e, agora, também do Threads), Adam Mosseri, em resposta a uma publicação na nova rede social.

Publicidade

No post que deu origem à declaração de Mosseri, o editor do The Verge, Alex Heath, questionou como o Threads lidará com a indústria de notícias, visto que a Meta tem afastado publicações do gênero das suas plataformas nos últimos anos — o que não acontece no Twitter, que é usado por muitos como uma espécie de agregador de notícias.

Em sua resposta, Mosseri disse que o objetivo do Threads “não é substituir o Twitter” e sim criar um espaço para comunidades do Instagram que nunca “abraçaram” a rede social de Elon Musk — e até mesmo para pessoas que estão por lá atualmente, mas que se interessam por um local “menos raivoso” para conversas.

Post by @mosseri
View on Threads

Para Mosseri, política e notícias quentes estarão inevitavelmente no Threads (como já estão no Instagram), mas a rede social não fará nada para incentivar esse tipo de conteúdo. Segundo ele, um envolvimento incremental da plataforma nesse sentido viria acompanhado de coisas como vigilância e negatividade.

Há comunidades incríveis mais do que suficientes — esportes, música, moda, beleza, entretenimento, etc. — para fazer uma plataforma empolgante sem a necessidade de se envolver com política ou coisas e notícias pesadas.

De fato, embora muitos canais de notícias (como O Globo, a Folha de S.Paulo e o próprio MacMagazine) estejam no Threads1Nós ainda não começamos a alimentar o nosso perfil, porém, devido à ausência de uma API de publicações., o algoritmo de exibição de posts — que, pelo menos por ora, não possibilita a exibição das publicações apenas de seguidores ou em ordem cronológica — acaba deixando a maioria dessas publicações “perdidas”.

Com a declaração de Mosseri, podemos deduzir que a possibilidade de que posts com links para notícia sejam “penalizados” com um alcance reduzido é bastante grande.

O timing correto?

A fala do chefe do Instagram veio exatamente um dia após o Twitter ameaçar processar a Meta por a empresa rival supostamente se apropriar indevida e ilegalmente de segredos comerciais e outras propriedades intelectuais do passarinho e implementá-los no Threads.

Publicidade

Em uma carta enviada a Mark Zuckerberg, um advogado do Twitter afirmou que a empresa “pretende fazer valer estritamente seus direitos de propriedade intelectual e exige que a Meta tome medidas imediatas para parar de usar quaisquer segredos comerciais do Twitter ou outras informações confidenciais”.

Publicidade

Segundo o advogado, a Meta teria contratado ex-funcionários do Twitter e os designado para desenvolver um “aplicativo de imitação” usando os segredos do microblog para acelerar a construção do app.

Em resposta à carta, o diretor de comunicações da Meta, Andy Stone, afirmou que “ninguém na equipe de engenharia do Threads é um ex-funcionário do Twitter”, o que, convenhamos, não seria nenhum absurdo, dadas as demissões promovidas pela rede de Elon Musk no último ano — ainda que a Meta também tenha demitido muita gente.


Ícone do app Threads, an Instagram app
Threads, an Instagram app de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 319.0 (133.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app X
X de X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.29 (254.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Nós ainda não começamos a alimentar o nosso perfil, porém, devido à ausência de uma API de publicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Swim Out, Atomic Metronome, Brain App e mais!

Próx. Post

MM Fórum: MacBook no Paraguai, AirPods Pro na rede Buscar e mais!

Posts Relacionados