O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Mohamed Nohassi na Unsplash
Threads

Apple entra para o Threads; plataforma passa dos 100 milhões de usuários

Ame-o ou odeie-o, o Threads já é um sucesso. Com apenas cinco dias de vida, o “Twitter do Instagram” bateu hoje, segundo dados da Quiver Quantitative, a impressionante marca dos 100 milhões de usuários, o que inclui páginas famosas, veículos de mídia, (muitas) celebridades e uma variedade de empresas importantes — entre elas, a Apple.

Publicidade

Como notado pelo 9to5Mac, a gigante de Cupertino deu os seus primeiros passos no Threads ontem ao importar algumas das suas contas do Instagram para a plataforma, como as do Apple News, do Apple Books, do Apple Music, do Shazam e da Beats. A conta principal da empresa (@apple), entretanto, ainda não teve seu perfil ativado.

De todos esses perfis, o único que chegou a fazer alguma publicação foi o da Beats, o qual inclusive entrou para plataforma logo após o seu lançamento. A subsidiária da Maçã aproveitou o novo espaço para divulgar, por exemplo, os novos Beats Fit Pro assinados pela fragment design.

Post by @beatsbydre
View on Threads

Esse crescimento do Threads é especialmente impressionante se consideramos que o aplicativo ainda não está disponível na União Europeia, o que tem sido pedra e tanto no sapato da Meta — e que com certeza custou alguns bons milhões de usuários para a plataforma. Como comentamos, essa indisponibilidade tem a ver com as leis de privacidade do bloco, uma vez que o app coleta uma quantidade um tanto preocupante de dados dos seus usuários.

E por falar em coleta de dados…

Focando em privacidade, a WIRED publicou na última quinta-feira (6/7) um levantamento de todas as informações que a nova plataforma do Instagram armazena sobre os seus usuários, o que inclui os seus usos. O veículo também aproveitou para compará-las aos dados coletados de outras alternativas ao Twitter, como o Mastodon e o Bluesky.

Publicidade

De acordo com o veículo, os dados coletados são utilizados para o direcionamento de anúncios (tanto da empresa quanto de terceiros), analytics, personalização de produto, funcionalidade do app e mais. Eis a lista completa:

  • Compras (histórico de compras)
  • Informações financeiras (outras informações)
  • Localização (localização precisa e aproximada)
  • Informações de contato (endereços físicos e de email, nome, número de telefone e mais)
  • Contatos
  • Conteúdo do usuário (fotos ou vídeos, conteúdo de gameplay e mais)
  • Histórico de buscas
  • Histórico de navegação
  • Identificadores (do usuário e do dispositivo)
  • Informações de uso (interação com produtos, dados de anúncios e mais)
  • Diagnóstico (dados de crashes, performance e mais)
  • Outras informações

Para efeito de comparação, abaixo estão todas as informações coletadas pelo Bluesky:

Publicidade
  • Informações de contato (endereços de email)
  • Conteúdo do usuário (fotos ou vídeos, suporte ao cliente e mais)
  • Identificadores (apenas do usuário)
  • Diagnóstico (dados de crashes, performance e mais)

De acordo com a WIRED, elas são utilizadas apenas para melhorar a funcionalidade do app ou para permitir que o usuário publique fotos e vídeos na plataforma.

De todos os apps analisados pelo veículo, o Mastodon é o único que não coleta nenhum tipo de dado do usuário no iOS. No Android, o app coleta apenas o nome do usuário e seu endereço de email para compartilhar com outras empresas — ou seja, nada tão dramático.

Caso você use um cliente alternativo para acessar o Mastodon, entretanto, é sempre uma boa ideia dar uma olhada nas “informações nutricionais” desse aplicativo na App Store para se certificar de que ele também não armazena todas as suas informações.


Ícone do app Threads, an Instagram app
Threads, an Instagram app de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 328.0 (125.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple exibirá piloto de “Foundation” no YouTube

Próx. Post

Oferta: iPhone 14 de 256GB com desconto de 24%

Posts Relacionados