A polêmica taxa de 30% da App Store foi o foco de muitas reclamações ao longo dos últimos anos. Uma das vozes mais energéticas contra essa comissão, a qual é cobrada pela Apple em compras realizadas dentro de aplicativos distribuídos em sua loja virtual, por exemplo, é a do bilionário Elon Musk, que inclusive já a chamou de “taxa sobre a internet”.
Por mais que essa taxa ainda esteja vigorando firme e forte, entretanto, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Tesla parece ter menos motivos para reclamar dela hoje em dia. Isso pois, como notado pelo Gizmodo, a Apple estaria fazendo vista grossa para o app oficial da montadora, que tem se livrado da taxa mesmo oferecendo uma assinatura interna.
Essa assinatura, que custa US$10 mensais, desbloqueia uma série de recursos nos veículos da Tesla, como um navegador para o sistema de multimídia, uma visualização de satélite nos mapas do carro e mais. Há também um recurso chamado Live Camera que, como o próprio nome indica, permite que o motorista veja no iPhone uma transmissão das imagens capturas pelas câmeras do carro e envie mensagens de voz pelos alto-falantes do veículo.
De acordo com as diretrizes da App Store, assinaturas e compras internas como essa estão livres da taxa de 30% caso os recursos oferecidos só possam ser aproveitados em outra peça de hardware previamente aprovada. A Apple, inclusive, até permite o uso de sistemas de pagamento alternativos nesses casos, mas desde que a opção da sua loja de apps também esteja disponível para o usuário escolher.
Embora a grande maioria dos recursos oferecidos pela assinatura premium da Tesla se encaixem nessa exceção, a ferramenta Live Camera não. Enquanto todos os outros recursos ficam disponíveis apenas no carro, a transmissão das imagens capturadas pela câmeras dos veículos só pode ser conferida pelo iPhone — o que implicaria na cobrança de uma comissão e na obrigatoriedade do uso do sistema de pagamentos da App Store.
Como lembrado pelo Gizmodo, todos os apps e atualizações enviados para a App Store passam por um rigoroso processo de revisão, o que torna a situação ainda mais curiosa. Contudo, é possível que, com essa notícia, a situação mude rapidamente. A ver.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.