O Threads, nova rede social da Meta para concorrer com o Twitter, foi lançado no começo deste mês em vários países, incluindo o Brasil. Em poucas horas, como informamos, o app viu milhões de novos usuários — uma atenção que, é claro, foi suficiente para atrair também pessoas com o intuito de surfar essa popularidade.
Mais do que isso, talvez também pelo fato de o Threads não ter sido disponibilizado ainda na Europa, alguns aplicativos de inteligência artificial estão tentando tirar vantagem ao se passarem pela nova rede social.
Um deles é o Threads for Insta, desenvolvido pelo SocialKit TLD e que foi removido da App Store por tentar se passar pela rede social, conforme informações do TechCrunch. O app em si permitia criar publicações por meio de modelos com IA — mas usava o nome e o logo do Threads na divulgação.
Conforme notado pelos desenvolvedores da Mysk, o aplicativo chegou ao topo do ranking de apps mais baixados na categoria de redes sociais da App Store em países como Alemanha, Espanha, França, Holanda e Suécia.
Ainda de acordo com eles, o aplicativo obteve 300 mil downloads em um curto espaço de tempo — principalmente de usuários na Europa. Após o banimento, os desenvolvedores também observaram que a Apple suspendeu a conta de desenvolvedor — removendo todos os outros aplicativos feitos por eles.
Copiar aplicativos com crescente popularidade não é uma tendência recente na App Store. No início deste ano, vários aplicativos com “ChatGPT” em seu nome aproveitaram a explosão do chatbot da OpenAI — que à época ainda não tinha lançado um aplicativo oficial — para tentar ganhar adeptos de forma ilegítima.
Isso só mostra que, mesmo em plataformas seguras, como a App Store, é preciso ter cautela e redobrar a atenção na hora de baixar um aplicativo — e, se possível, verificar em outros canais (como na web ou em redes sociais) se há informações que confirmem a existência de um app legítimo e oficial.