O melhor pedaço da Maçã.

Com alta em 2023, macOS está em 21% dos computadores

Pessoa segurando o MacBook Air de 15 polegadas na área de hands-on da WWDC23

A Apple e as demais empresas do mercado de tecnologia estão sempre buscando desenvolver produtos que atendam às necessidades dos usuários para, assim, conquistar maiores parcelas do mercado — e parece que a Maçã está tendo sucesso com os Macs, como mostraram as mais recentes estatísticas do Statcounter.

Publicidade

Segundo os dados, de todos os desktops no mundo em junho de 2023, 21,38% rodavam o macOS, enquanto o Windows, isolado na primeira posição do ranking, estava em 68,15% de todos os computadores. Em terceiro lugar ficou o Chrome OS, com 4,15%, seguido por um sistema não identificado, que pode ser alguma versão do Windows, com 3,23%, e pelo Linux, que somou 3,08%.

Como podemos ver, desde dezembro do ano passado, quando sofreu uma pequena baixa na adesão, o macOS vem registrando sucessivas altas. Em fevereiro deste ano, o sistema finalmente passou dos 20% de uso, estando agora um pouco acima dessa marca.

Já o Windows — que passou por tendência de baixa desde o início de 2023 — viu a sua base de usuários subir entre maio e junho deste ano e chegou à referida porcentagem, mantendo-se na primeira posição.

Publicidade

No Brasil, as estatísticas são um pouco diferentes, com uma diferença muito maior entre os dois sistemas. Por aqui, o Windows é ainda mais popular, com 89,82% de participação no mercado, contra apenas 4,07% do macOS e 2,73% do Linux.

Além de já haver uma tendência de crescimento, como mostram os dados dos últimos meses, alguns fatores podem também ter contribuído para o aumento do market share do macOS. No início do ano, houve o lançamento dos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas com chips M2 Pro/Max e, no mês passado, foi lançado o MacBook Air de 15 polegadas, além de o preço do modelo de 13″ ter diminuído.

Como sabemos, o macOS oferece destaques que atraem muitos usuários, como a interface, além dos recursos de privacidade/segurança mais sólidos. Para quem já tem algum dispositivo da Apple, há também diversos recursos de integração entre os sistemas da empresa, de modo a ser mais um ponto que torna a compra de um Mac algo interessante.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple inicia promoção de volta às aulas em Portugal e mais países

Próx. Post

Oferta: iPad de 9ª geração por R$2.979 em 10x sem juros

Posts Relacionados