O melhor pedaço da Maçã.

Google Agenda agora permite criar compromissos pagos

O Google Agenda (Calendar) ganhou recentemente três novos recursos com foco no uso profissional e para aumentar a produtividade dos usuários. Alguns deles são especialmente importantes para aqueles que utilizam os serviços da gigante de buscas para fins mais laborais, seja individualmente ou em equipe.

Publicidade

Inicialmente, temos uma novidade que deverá automatizar processos e torná-los mais práticos, em especial para empreendedores e profissionais liberais. Trata-se da possibilidade de criar compromissos pagos: você pode definir um preço e a sua política de cancelamento, para que uma página de agendamento seja gerada.

Basta, então, que os clientes selecionem um dia e um horário entre os disponíveis e realizem o pagamento do valor definido. De acordo com o TechCrunch, as transações, nos Estados Unidos, são processadas pela Stripe, sendo necessário ter uma conta na plataforma para receber os valores. O Google, por sua vez, não cobra taxas sobre elas, tampouco participa da formulação da política de cancelamento que cada pessoa definir.

Essa novidade é em especial útil para profissionais como professores, terapeutas, cabeleireiros e pessoas que trabalham com base na venda de um serviço por um tempo específico. A empresa lembrou também que a necessidade de pagar para agendar ajuda a diminuir a quantidade de pessoas que marcam horários e não aparecem.

Local de trabalho ao longo do dia

A função de definir a localização do seu trabalho — implementada em 2021 — ganhou mais opções. Antes, só era possível definir dias em que você estaria trabalhando; agora, é possível definir os locais onde você está em atividade laboral em diferentes momentos ao longo do dia, permitindo que você salve essa informação de forma mais precisa.

Com a novidade, você poderá definir a sua disponibilidade com mais exatidão. Em ambientes de trabalho híbridos, por exemplo, colegas de trabalho também conseguirão saber onde você está — em casa, no escritório ou em outro local — e se você está disponível com mais facilidade.

Publicidade

Para usar o recurso, basta selecionar a opção correspondente em um evento na agenda, tendo, ainda, a possibilidade de ajustar a data, o tempo e a recorrência. Também é possível que administradores ou pessoas que gerenciam a agenda de outras definam esses detalhes, o que torna a função especialmente útil para essa função de assistência.

Atalhos no Gmail

Por fim, temos um recurso que promove uma integração entre o Gmail e o Google Agenda.

Publicidade

Na tela de escrever um email na web (no desktop), foi adicionado um ícone de calendário; clicando nele, são exibidas duas opções. A primeira permite que você selecione períodos em que você está livre para marcar uma reunião/compromisso, enquanto a segunda oferece a possibilidade de criar um evento e enviar os detalhes para o destinatário do email.

Dessa forma, no caso da primeira opção, o seu calendário é exibido em uma barra do lado direito, de modo que você pode escolher os períodos em que estiver livre e enviá-los para o destinatário, para que ele escolha o melhor momento.

Publicidade

Com isso, um evento é criado na agenda, de modo que um convite para ele já é gerado e enviado por email. Também é possível realizar o envio para várias pessoas ao mesmo tempo; nesse caso, apenas a primeira pessoa a escolher um horário será adicionada ao evento automaticamente.

O recurso de criar um evento, por sua vez, é bastante autoexplicativo, permitindo que se crie um compromisso na agenda diretamente do Gmail. São extraídos o assunto do email como nome do evento e os destinatários como participantes; um resumo também é inserido no corpo do email para que seja enviado.

Vale lembrar que essa opção já estava disponível antes, mas era mostrada ao clicar nos três pontinhos, no canto direito da caixa de escrever um email. Assim, ao criar a ferramenta de enviar a disponibilidade, o Google aproveitou para inserir mais um ícone entre as opções da interface do seu serviço de email.


Os recursos já estão sendo gradualmente liberados. Para ter acesso a eles, contudo, é necessário ser assinante e/ou ter uma conta paga do Google Workspace, bem como versões do serviço destinadas a educação.


Ícone do app Google Agenda: Organize-se
Google Agenda: Organize-se de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 24.7.0 (179.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Siri entenderá pedidos com mais de um idioma no iOS 17

Próx. Post

Vídeo: DeskPad e HiRise 3, da Twelve South [unboxing + hands-on]

Posts Relacionados