Depois do seu lançamento na semana passada, a plataforma Threads, do Instagram, atingiu números bastante impressionantes. Foram 10 milhões de usuários em apenas 7 horas, passando posteriormente dos 100 milhões — algo que a integração e a facilidade de importar os dados do Instagram certamente auxiliou muito!
Todavia, além de atrair usuários, é importante fazer com que eles usem ativamente a plataforma, aumentando o seu engajamento. Apesar de ainda estar em uma fase bastante inicial, o Threads aparenta não estar conseguindo reter tanto as pessoas, já que foi registrada uma queda considerável em sua utilização.
De acordo com a CNBC, dados da consultoria Sensor Tower comprovam essa diminuição no uso da rede. Apesar de o Threads realmente ter “quebrado a internet” de início, o número de usuários ativos na plataforma caiu 20% do último sábado para esta semana, enquanto o tempo gasto na rede por usuário diminuiu em 50%, de 20 para 10 minutos.
Outras informações da Similarweb, obtidas a partir do uso do aplicativo no Android, corroboram essa tendência. Para a empresa, a queda nos usuários ativos diariamente foi de 25% desde o auge, no dia 7/7. O tempo médio passado no Threads por usuários dos Estados Unidos, por sua vez, teria diminuído ainda mais que 50%, passando dos 20 minutos (no dia 6/7) para apenas 8 minutos (em 10/7).
Ainda segundo a firma de pesquisa, o número de usuários ativos (no dia 6/7) era de mais de 49 milhões. No dia 10/7, porém, essa estatística já havia caído para 36 milhões, mostrando a falta de retenção dos muitos usuários que se cadastraram na rede social. Apesar dos 95 milhões de posts e 100 milhões de likes só no primeiro dia, parece haver dificuldades em manter os números.
Vale ressaltar porém que, de certa forma, a própria Meta reconhece a necessidade de trabalhar na manutenção do Threads para que ele se expanda e se consolide. O próprio chefe do Instagram, Adam Mosseri, lembrou que é preciso assegurar que as pessoas continuem querendo usar o app, enquanto um porta-voz disse à CNBC que o foco da empresa é manter a rede estável, criar novos recursos e melhorar a experiência.
Algo interessante é que, segundo a Insider Intelligence, o Threads só precisa de ¼ dos usuários mensais do Instagram para ser tão grande quanto o Twitter — e, como dissemos, a integração com a rede de fotos/vídeos é um dos maiores trunfos da nova plataforma. Além disso, nem tudo está tão ruim assim: a Similarweb disse que a rede da Meta está, sim, capturando parte do tráfego do Twitter, seu mais claro concorrente.
De acordo com a consultoria, a rede do passarinho também estaria com um tráfego 5% menor do que nas semanas anteriores, algo que pode ser creditado ao Threads. Ainda que seja um impacto pequeno, é possível que ele esteja demonstrando o potencial da rede do Instagram, o qual poderá ser melhor explorado com o lançamento de novos recursos no futuro.
Ainda, segundo a Fast Company, propagandas estão recebendo maior engajamento no Threads do que no Twitter. Enquanto no primeiro a taxa média de interação com anúncios foi de 0,45%, no segundo esse número foi de 0,02%. É claro que essa proporção não depende necessariamente do número de usuários, além de ser menor quando há um número maior de pessoas que veem a publicação, mas também pode ser um indício de que anunciantes poderão investir mais no Threads no futuro.
Apesar da inegável semelhança, Mosseri já disse que a nova plataforma não tem o objetivo de substituir o Twitter. Seja verdade ou apenas discurso, é fato que a ideia da empresa é criar uma atmosfera diferente — sem, como já dito, tantas discussões políticas ou notícias. Com a consolidação do modelo e a inclusão de recursos como busca e tópicos do momento, a rede com certeza ficará mais atrativa. Resta saber se os usuários vão engajar.