O Instagram anunciou hoje novidades para os Reels, uma das áreas de maior destaque da rede social e que concorre de maneira mais direta com o TikTok. Os novos recursos são focados no desenvolvimento, no uso e na procura de modelos, os quais facilitam a criação dos conteúdos, com músicas e outros elementos “pré-carregados”.
A primeira nova função é o Navegador de Modelos (Template Browser). Ele está disponível na opção “Modelo”, dentro da área dedicada ao Reels na interface de criação do Instagram, e que foi introduzida no ano passado.
Para acessá-lo, basta tocar no ícone de foto (no canto superior esquerdo da tela) e selecionar a opção correspondente. Também é possível encontrar o recurso ao tocar no ícone de câmera.
O Navegador funciona a partir de categorias como Recomendados e Tendências, e também traz modelos e áudios salvos pelo usuário. Além disso — em um recurso inspirado no TikTok, como lembrou o TechCrunch —, ao ver um Reel com um template de que você goste, é possível tocar no botão “Usar Modelo” para fazer um novo vídeo com o tema, bem como ver outros vídeos com o mesmo template ao tocar em “Modelo por”.
No mais, a experiência de uso e edição dos modelos foi melhorada. Agora, ao usar um deles durante a criação de um vídeo, o áudio, o número, a duração dos clipes e os efeitos de realidade aumentada serão automaticamente adicionados ao seu Reel. Nas próximas semanas, também serão adicionados textos e transições, e será possível personalizar os templates, incluindo ou removendo clipes e outros elementos.
As novidades contribuem para aumentar o senso de comunidade dos Reels, facilitando o processo de participar de trends e afins, de modo que se possa fazê–lo com poucos cliques e rapidamente. Os anúncios juntam-se a outros recursos lançados recentemente, como o de salvar vídeos — algo que o TikTok oferece há bastante tempo.