O TikTok está entrando na “moda” dos microblogs e anunciou hoje um novo recurso que permite aos usuários criarem postagens de texto (à la Instagram) dentro da rede social, considerada uma das mais baixadas do mundo.
Agora, ao abrir a câmera no app, é possível escolher entre foto, vídeo e texto — selecionando a última, é possível digitar o conteúdo da postagem. Há também a opção de personalizá-la com sons, localização, ativar comentários e permitir duetos.
Além disso, é possível adicionar adesivos à postagem, além de tags e hashtags. Também existe a opção de escolher entre uma variedade de cores de fundo, tornando-as tão interativas quanto qualquer postagem em vídeo ou foto.
Embora, no ano passado, a decisão do TikTok em permitir publicações de fotos tenha sido questionada, a funcionalidade agora parece ser vista como uma parte fundamental do aplicativo, dado que a plataforma foi idealizada como um lugar apenas para vídeos.
Com postagens de texto, estamos expandindo os limites da criação de conteúdo para todos no TikTok, dando à criatividade escrita que vimos em comentários, legendas e vídeos um espaço dedicado para brilhar.
Com a adição de postagens em texto, a rede pode ver uma repetição dessa tendência — especialmente considerando que alguns usuários já publicam conteúdos baseados em texto, embora em forma de vídeo ou imagem.
O lançamento do recurso, vale lembrar, chega num momento em que a Meta aposta em uma alternativa neste mercado, o Threads; e o Twitter X continua tomando decisões questionáveis — como trocar a marca da rede social, por exemplo.
Embora a concorrência esteja acirrada para o TikTok, seu crescimento estrondoso e conteúdos (divertidos e informativos) promissores colocam-no em posição para roubar tempo e atrair usuários dos concorrentes.
via TechCrunch