Buscando atrair o público gamer para os Macs, a Apple anunciou na WWDC23 o Modo de Jogo (Game Mode), recurso que será lançado com o macOS Sonoma 14 e permitirá aos usuários priorizar o desempenho do computador em jogos e isolar ainda mais atividades em segundo plano durante uma partida.
Mesmo que não tenha sido feita qualquer menção ao recurso em outros sistemas operacionais na ocasião do anúncio, há indícios de que a Apple poderá levá-lo futuramente ao iOS e ao iPadOS — inclusive, já nas próximas grandes versões desses sistemas, que deverão ser liberadas em setembro.
Trechos do código-fonte da quarta beta do iOS 17 (que foi liberada hoje) encontrados pelo 9to5Mac indicam que alguns dos mesmos frameworks usados para controlar o Modo de Jogo no macOS Sonoma foram adicionados à versão de testes do sistema operacional para iPhones.
O recurso, segundo a Apple, fará com que componentes como a CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e a GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. dos Macs deem uma maior prioridade aos jogos em execução, bem como diminua o tempo de resposta de acessórios sem fio (como AirPods e controladores).
A mesma lógica poderá ser aplicada pela empresa nos iPhones e iPads, embora não haja nenhuma confirmação oficial de que o recurso chegará, de fato, aos outros sistemas operacionais.
Pode ser até mesmo que a Maçã o implemente de forma automatizada e silenciosa nos sistemas móveis — o que é um pouco difícil de acreditar, já que a empresa costuma fazer um certo alarde sobre novidades em seus sistemas.
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.
- 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.