Ken Pillonel, renomado engenheiro de robótica — mais conhecido por substituir a porta Lightning de um iPhone por uma USB-C —, embarcou em um novo projeto que visa mudar completamente o cenário do Direito ao Reparo (Right to Repair).
Acreditem ou não, Pillonel conseguiu reconstruir uma versão reparável do estojo de recarga dos AirPods Pro, famoso por seu forte uso de adesivo que torna os consertos um desafio.
O objetivo de projeto, segundo ele, é persuadir os consumidores a fazerem escolhas sustentáveis e estimular as fabricantes a priorizarem a capacidade de reparo em seus processos de design.
Estou assumindo um projeto significativo para demonstrar como um dos gadgets mais populares hoje — os AirPods Pro, da Apple — poderiam ter sido facilmente feitos para serem reparáveis com um esforço mínimo.
As modificações incluem recriar cada componente do estojo e remontá-los usando parafusos e porcas em vez de cola. Essa alteração facilita o acesso ao interior do estojo para a substituição da bateria, eliminando a necessidade de soldagem.
Embora o estojo modificado ainda contenha uma quantidade menor de cola para fixar os ímãs, Pillonel ressaltou que usa um composto de cianoacrilato, que pode ser facilmente removido com acetona, diferentemente da cola verde mais forte da Apple.
Vale ressaltar que os AirPods Pro usados por Pillonel são os de primeira geração, pois o engenheiro ainda não conseguiu abrir com sucesso o estojo de recarga da segunda geração dos fones sem causar danos.
Apesar das complexidades associadas ao projeto — como a busca de pinos de contato com molas adequadas, por exemplo —, Pillonel se disse esperançoso de que ele poderá estender essas modificações aos próprios fones de ouvido no futuro.
Por fim, o engenheiro disponibilizou os esquemas do projeto gratuitamente, seja pelo ProtonMail ou via Patreon. Contudo, usuários devem proceder com cautela, pois as modificações podem anular a garantia e exigem bastante experiência em reparos eletrônicos.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Fones-de-Ouvido/Apple-AirPods-Pro-2,2599.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Fones%20de%20Ouvido/Apple-AirPods-3-geracao]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via The Verge