Um especialista em segurança cibernética descobriu recentemente uma nova forma de criminosos roubarem dados sensíveis de usuários de Macs e PCs com Windows. O software malicioso, segundo o BleepingComputer, é chamado de Realst.
Na prática, criminosos criam falsos jogos online e os promovem nas redes sociais, enviando mensagens para que usuários os baixem. Ao realizarem o download achando que se trata de um jogo, na verdade estão baixando o malware.
Uma vez no computador, o Realst opera silenciosamente, roubado dados de navegadores e valores de carteiras digitais de criptomoedas. Curiosamente, ele não parece acessar dados do Safari, mas sim de outros navegadores como Firefox e Chrome.
A empresa de segurança cibernética SentinelOne disse ter estudado o malware e descobriu que ele está preparado para funcionar até mesmo no macOS Sonoma 14 que, vale lembrar, foi anunciado em junho passado e está em fase de testes.
Cerca de um terço das amostras que identificamos contêm strings direcionadas ao macOS 14. Ainda não está claro neste momento como as diferenças entre o Sonoma e o Ventura afetariam a execução do malware — uma questão que parece que os próprios autores do malware estão buscando determinar.
Se você é fã de jogos online que usam criptomoedas, seja ainda mais cuidadoso. O principal alvo do Realst parece ser carteiras digitais, portanto usuários desses jogos são os principais alvos.
Por isso, vale redobrar os cuidados ao baixar jogos ou softwares pela internet, especialmente se estiverem sendo promovidos nas redes sociais ou ao receber uma mensagem não solicitada sobre eles. 🔒