A Apple fechou um acordo para expandir o seu centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Irvine, no estado americano da Califórnia. A empresa já ocupa mais de 10 mil metros quadrados por lá, em um local chamado Spectrum Terrace, e agora expandirá o seu campus no local.
De acordo com informações do Orange County Business Journal, a Apple alugou dois andares de um prédio de quatro andares, totalizando mais de 5.000m² de área a ser ocupada a partir de dezembro deste ano. Os escritórios são localizados na rodovia Laguna Canyon e foram alugados pela mesma imobiliária que o fez com as construções localizadas no Spectrum Terrace.
Junto ao aluguel da área, a Maçã também abriu dezenas de vagas de engenheiros de software e pesquisadores. As ofertas de emprego incluem algumas direcionadas para uma divisão dedicada a circuitos integrados de radiofrequência — que é o chip usado pelos principais dispositivos das empresas para emitir e receber ondas de rádio.
Também estariam sendo contratados engenheiros para desenvolver semicondutores para conectividade Wi-Fi e Bluetooth. Além da Qualcomm, a Apple adquire chips wireless de uma empresa chamada Skyworks, que é da cidade de Irvine. Já há algum tempo, a companhia busca reduzir a sua dependência dessas fornecedoras, de modo a desenvolver componentes próprios.
Analistas, porém, também consideram que esses centros de P&D poderão servir, ainda, para melhor testar e inspecionar os componentes que ela compra de fornecedores locais. Para se ter uma ideia da interdependência, 58% dos negócios da Skyworks em 2022 foram com a Apple — a empresa é a quarta maior do Orange County.
Desse modo, ainda que existam especulações de que a Maçã tenha pausado o desenvolvimento de um chip Wi-Fi próprio, é notável que tal projeto é importante para a empresa, de modo que deverá ser retomado no futuro.
via AppleInsider