A Apple anunciou planos para tornar a App Store ainda mais segura. A partir do outono deste ano (no hemisfério norte), com o lançamento dos seus novos sistemas, desenvolvedores precisarão informar o motivo de estarem usando certas APIs1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. em seus aplicativos.
Essa nova regra se concentra apenas nas APIs que podem ser usadas para rastrear usuários sem o devido consentimento, o famoso fingerprinting. Desta forma, a Apple quer garantir que elas sejam usadas pelos motivos corretos.
A partir do outono de 2023, quando você enviar um novo aplicativo ou uma atualização de aplicativo para o App Store Connect que usa uma API (incluindo de SDKs2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. de terceiros) que requer uma justificativa, você receberá um aviso se não tiver fornecido uma razão aprovada no manifesto de privacidade do seu aplicativo.
Até agora, há uma lista com cerca de 30 “required reason API” (em tradução livre: “APIs de justificativa obrigatória”) — as quais, como o próprio nome diz, os desenvolvedores precisam justificar seu uso.
Elas são usadas em todas as plataformas da Apple para tarefas como acessar o teclado, calcular o espaço livre e determinar o tempo de funcionamento do dispositivo. A empresa diz também que pode alterar a lista conforme necessário.
A companhia orienta que, se um app precisar usar uma API para um motivo diferente daqueles já aprovados, os desenvolvedores deverão entrar em contato. Isso mostra que ela está aberta a considerar outros usos para as APIs, desde que tudo seja justificado.
A Apple, como bem sabemos, vem lutando contra o rastreamento dos usuários desde 2021, mais especificamente com a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), quando obrigou os desenvolvedores a pedirem permissão dos usuários antes de rastreá-los.
Por isso, de acordo com a empresa, caso os desenvolvedores não expliquem o motivo pelo qual estão usando as “APIs de justificativa obrigatória”, ela começará a rejeitar suas criações da App Store a partir de 2024.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
- 2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.