No começo da semana, o executivo Elon Musk removeu o famoso ícone de passarinho do (agora ex-) Twitter, substituindo-o pela nova e controversa marca 𝕏. Além de estar disponível na versão web da plataforma, agora o novo ícone da rede social também substituiu o anterior no aplicativo para iOS.
A mudança ocorreu com a atualização para a versão 9.68, que está sendo liberada hoje, junto a uma descrição que chama a rede de “praça digital para todos”. Apesar da mudança no ícone do app, o nome ainda continua sendo “Twitter”.
Vale lembrar que a URL twitter.com ainda funciona, com a página x.com redirecionando para o site. Ademais, segundo Musk, o atual logo é provisório, de modo que deverão ocorrer outras mudanças até que uma nova marca seja estabelecida.
Dentro do aplicativo, o logo do passarinho foi substituído pelo 𝕏 em algumas áreas, embora o termo “Twitter” ainda continue aparecendo em certos lugares, como em menções ao Twitter Blue e aos Spaces. Para assinantes, são disponibilizadas variações do ícone em outras cores (da mesma forma que antes), enquanto os demais usuários só têm acesso à versão preta.
Seguindo essa identidade visual, o modo padrão deixou de ser o claro e passou a ser o escuro, embora seja possível voltar ao fundo branco se desejado. O app do Twitter para macOS, vale notar, ainda não recebeu a atualização — ao menos até o momento, perpetuando o seu “abandono”.
Além disso, a atualização que mudou o ícone do app também expandiu o compartilhamento da remuneração de anúncios para mais usuários. O recurso agora está disponível para todos os assinantes do Blue com mais de 500 seguidores e cujos posts tenham obtido mais de 15 milhões de impressões nos últimos 3 meses.
A título de curiosidade, a adoção do 𝕏 é consequência de preferências pessoais de Musk, que já teve outra empresa com o mesmo nome — que é hoje em dia o PayPal. O executivo também é dono da SpaceX, a qual também conta com a letra no nome, e de ter fundado outra empresa de nome X.ai.
O ex-Twitter, cuja empresa detentora agora se chama X Corp., tem o projeto de ser um “super app”, tendo sido chamado por sua CEO1Chief executive officer, ou diretora executiva., Linda Yaccarino, de “futuro de interatividade ilimitada”, oferecendo uma série de recursos. A rede, então, não apenas terá como função a comunicação, mas também pagamentos, vídeo, mensagens e mais.
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro28/07/2023 às 19:10
Como notado por John Gruber, do Daring Fireball, ainda que o “nome” do aplicativo tenha sido alterado para X quando instalado no aparelho, na App Store ele segue identificado como Twitter. Isso, conforme explicado pelo designer de produto Nick, está relacionado ao fato de a App Store não permitir que um aplicativo tenha um nome com apenas um caractere.
É possível, portanto, que a rede social tenha criado um tipo de bundle entre os termos “Twitter” e “X” para que o app possa ser exibido na App Store e, quando instalado, mostre apenas o nome atual.
Veremos, portanto, se isso continuará dessa forma ou se a Maçã abrirá uma exceção (inédita) para a plataforma de Musk, de modo a permitir que essa transição seja feita completamente.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretora executiva.