O melhor pedaço da Maçã.

Twitter é atualizado para X no iOS e ganha novo ícone [atualizado]

X na App Store

No começo da semana, o executivo Elon Musk removeu o famoso ícone de passarinho do (agora ex-) Twitter, substituindo-o pela nova e controversa marca 𝕏. Além de estar disponível na versão web da plataforma, agora o novo ícone da rede social também substituiu o anterior no aplicativo para iOS.

Publicidade

A mudança ocorreu com a atualização para a versão 9.68, que está sendo liberada hoje, junto a uma descrição que chama a rede de “praça digital para todos”. Apesar da mudança no ícone do app, o nome ainda continua sendo “Twitter”.

Vale lembrar que a URL twitter.com ainda funciona, com a página x.com redirecionando para o site. Ademais, segundo Musk, o atual logo é provisório, de modo que deverão ocorrer outras mudanças até que uma nova marca seja estabelecida.

Dentro do aplicativo, o logo do passarinho foi substituído pelo 𝕏 em algumas áreas, embora o termo “Twitter” ainda continue aparecendo em certos lugares, como em menções ao Twitter Blue e aos Spaces. Para assinantes, são disponibilizadas variações do ícone em outras cores (da mesma forma que antes), enquanto os demais usuários só têm acesso à versão preta.

Isso parece um universo paralelo.

Seguindo essa identidade visual, o modo padrão deixou de ser o claro e passou a ser o escuro, embora seja possível voltar ao fundo branco se desejado. O app do Twitter para macOS, vale notar, ainda não recebeu a atualização — ao menos até o momento, perpetuando o seu “abandono”.

Publicidade

Além disso, a atualização que mudou o ícone do app também expandiu o compartilhamento da remuneração de anúncios para mais usuários. O recurso agora está disponível para todos os assinantes do Blue com mais de 500 seguidores e cujos posts tenham obtido mais de 15 milhões de impressões nos últimos 3 meses.


A título de curiosidade, a adoção do 𝕏 é consequência de preferências pessoais de Musk, que já teve outra empresa com o mesmo nome — que é hoje em dia o PayPal. O executivo também é dono da SpaceX, a qual também conta com a letra no nome, e de ter fundado outra empresa de nome X.ai.

O ex-Twitter, cuja empresa detentora agora se chama X Corp., tem o projeto de ser um “super app”, tendo sido chamado por sua CEO1Chief executive officer, ou diretora executiva., Linda Yaccarino, de “futuro de interatividade ilimitada”, oferecendo uma série de recursos. A rede, então, não apenas terá como função a comunicação, mas também pagamentos, vídeo, mensagens e mais.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro28/07/2023 às 19:10

Como notado por John Gruber, do Daring Fireball, ainda que o “nome” do aplicativo tenha sido alterado para X quando instalado no aparelho, na App Store ele segue identificado como Twitter. Isso, conforme explicado pelo designer de produto Nick, está relacionado ao fato de a App Store não permitir que um aplicativo tenha um nome com apenas um caractere.

No iOS, a situação é distinta, pois a Apple não permite que nenhum aplicativo tenha um único caractere como nome do aplicativo.
Se eles conseguirem obter a aprovação, será a primeira vez desde o início da App Store do iOS que tal permissão foi concedida.

É possível, portanto, que a rede social tenha criado um tipo de bundle entre os termos “Twitter” e “X” para que o app possa ser exibido na App Store e, quando instalado, mostre apenas o nome atual.

Veremos, portanto, se isso continuará dessa forma ou se a Maçã abrirá uma exceção (inédita) para a plataforma de Musk, de modo a permitir que essa transição seja feita completamente.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretora executiva.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple fará desenvolvedores explicarem rastreamento de usuários em apps

Próx. Post

Mulher compra dois iPhones online e recebe… um vibrador!

Posts Relacionados