A última semana foi marcada, dentre vários acontecimentos, pela mudança da marca do Twitter para X — ou melhor: 𝕏.
Esse processo incluiu, como informamos, alterações nos aplicativos da rede para iOS e Android, de modo que foram removidas quaisquer referências ao icônico passarinho e de termos derivados, como “Tweetar” — que agora é chamado apenas de “Publicação”, exceto na web (por ora).
No entanto, a empresa não conseguiu alterar inicialmente seu nome listado na App Store. Como apontamos, isso ocorreu porque o App Store Connect — portal que permite aos desenvolvedores gerenciarem seus produtos — mostra um erro ao tentar usar apenas um caractere como nome do aplicativo.
A Apple, porém, parece ter concedido à plataforma do bilionário Elon Musk uma exceção para ter um nome de aplicativo com uma única letra, como pode ser visto agora na App Store — há, porém, algumas referências ao nome anterior da rede no changelog mais recente, por algum motivo. 🤷🏻♂️
Votar notar que o rebranding do Twitter no Android não enfrentou obstáculos pelo Google, pois o aplicativo mudou o nome para X junto à troca do logo de uma só vez, na semana passada.
A rede também mudou seu slogan da App Store de “Let’s talk” (“Vamos conversar”) para “Blaze Your Glory” (“Resplandeça Sua Glória”, na tradução direta), o qual também foi publicado por Musk na manhã de hoje.
Apenas a título de curiosidade, um aplicativo chamado X — que estava usando a letra junto a outro caractere padrão invisível para contornar os limites de caracteres da Apple — foi renomeado para Note. Além disso, a descrição do aplicativo agora diz “[Não somos afiliados ao Twitter].” Os desenvolvedores do app disseram ao TechCrunch que essa mudança foi voluntária, então nem o Twitter/X ou a Apple entraram em contato com eles.