De acordo com o Financial Times, a Meta está se preparando para lançar chatbots impulsionados por inteligência artificial com personalidades únicas em seus serviços, incluindo o Facebook e o Instagram.
O lançamento, segundo o FT, faz parte da estratégia da empresa para aumentar o engajamento do usuário, exibindo suas capacidades de IA para competir com gigantes de tecnologia como a OpenAI e o Google.
Citando fontes internas, o site relata que esses chatbots poderiam exibir personalidades distintas — entre eles, um que dá conselhos de viagem em um estilo “surfista” e outro que se comunica como Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos.
Essas “personas” de inteligência artificial estariam sendo desenvolvidas como parte do plano da Meta para integrar a inteligência artificial à experiência do usuário em suas diversas plataformas.
O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Meta, Mark Zuckerberg, tem se mostrado aberto quanto ao desenvolvimento dessas personalidades, tendo anunciado em fevereiro passado a criação de um novo grupo de produtos focado em IA generativa.
Em junho deste ano, o pesquisador Alessandro Paluzzi disse ter descoberto indícios de um novo recurso no Instagram, chamado “Conversar com uma IA”. Segundo ele, o chatbot poderia responder aos usuários com base em 30 personalidades diferentes.
A chegada desses chatbots, contudo, não é isenta de controvérsias. O FT ressaltou que, uma vez lançados, poderiam dar à Meta mais informações dos usuários visando aprimorar a segmentação de anúncios, levantando preocupações com a privacidade.
Apesar das especulações, mais detalhes sobre as estratégias de IA da Meta são aguardados em seu evento para desenvolvedores, o Connect, que deverá acontecer em setembro. Embora procurada, a empresa não comentou o assunto por ora.
Instagram testa outros recursos de IA
Ainda que a Meta esteja trabalhando para criar ferramentas usando IA generativa, Paluzzi compartilhou ontem capturas de tela que mostram rótulos em postagens do Instagram dizendo: “Este conteúdo foi criado ou editado com IA.”
O objetivo, ao que parece, visa tornar claro para os usuários quando uma publicação foi feita usando inteligência artificial. Ao deixar explícito quando a IA está sendo usada, a Meta poderá ajudar pessoas a saberem o que é real e o que não é.
Recentemente, Paluzzi também compartilhou que o Instagram poderá receber dois novos recursos no futuro: um deles é o “Resumo de Mensagens”, que pode ajudar a tornar mensagens diretas (DMs) longas mais fáceis de ler; já o outro visa tornar os Stories do Instagram mais criativos.
A Meta, mais uma vez, não comentou essas funcionalidades. Ainda assim, é visível que a empresa tem explorando formas de tornar a IA mais amigável ao usuário, especialmente quando se trata de criar e editar conteúdo nas redes sociais.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.