O Google anunciou hoje quatro novidades para o Chrome que prometem tornar a busca de informações mais fácil e intuitiva. Basicamente, os novos recursos têm como foco a exibição de dados relacionados ao que você está procurando, de forma a ampliar a gama de resultados obtidos.
Agora, ao acessar a barra de endereço estando em alguns sites “elegíveis”, será exibida uma lista de sugestões de buscas relacionadas àquela página, a partir das informações contidas nela. Ao navegar em um site sobre o Japão, por exemplo, poderão ser mostradas sugestões de pontos turísticos, restaurantes recomendados e afins.
Outra novidade, também na barra de endereço/busca, são as tendências. Isto é, ao abrir uma nova aba e descer a partir da barra, poderão ser vistos termos e expressões que estão em alta naquele momento. Pode-se, é claro, selecionar cada um dos tópicos para fazer uma pesquisa e visualizar informações relacionadas. O recurso chegará ao navegador ainda neste ano.
Além disso, o recurso “Tocar para Buscar” agora também exibe um carrossel com buscas relacionadas aos termos que você selecionou, de modo que basta escolher algum trecho textual em um site, abrir um menu e iniciar uma busca com o que foi selecionado. Dessa forma, também serão exibidos outros termos relacionados, com a possibilidade de tocar neles para realizar buscas.
Por fim, para coroar essa profusão de sugestões, ao digitar termos para fazer uma busca no Google, serão exibidas dez sugestões, e não mais apenas seis. Como sempre, elas serão ordenadas com base na relevância e, ao rolar a tela, mais buscas sugeridas são exibidas. O recurso já estava disponível no Android e está agora sendo liberado para iOS.
Novo botão de downloads no desktop
Como lembrado pelo AppleInsider, também tivemos uma pequena mudança de interface no Chrome para desktop: agora, o botão para ver os downloads recentes está na parte superior direita e não mais na parte inferior da tela. Essa mudança com certeza agradará muitos usuários, considerando o incômodo que gerava a disposição anterior.
A opção só será mostrada quando um download estiver sendo feito ou houver sido realizado nas últimas 24 horas, mostrando todos os itens baixados nesse período. No menu, é possível pausar, retomar ou parar o download, bem como receber avisos quando um arquivo for malicioso. Há mais opções relacionadas a essa área do navegador nas suas configurações.
A novidade traz mais praticidade aos usuários, além de convergir com as interfaces de outros navegadores. Segundo o Google, desenvolvedores terão de seguir regras destinadas a garantir que os usuários encontrem a nova área de downloads com instruções e guias.