Durante a apresentação dos resultados financeiros da Apple, Tim Cook (diretor executivo da empresa) falou sobre o investimento em inteligência artificial (IA) generativa. Em conversa com a Reuters, o CEO destacou que a companhia vem investindo na área “há anos”.
O relatório revelou que os gastos da Apple com pesquisa e desenvolvimento (P&D) atingiram US$22,6 bilhões durante o terceiro trimestre fiscal de 2023, um aumento significativo de US$3,1 bilhões em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A decisão da empresa de aumentar o investimento em P&D pode estar parcialmente ligada à IA, um campo que também está impulsionando os gastos em outras grandes empresas de tecnologia.
Cook deixou claro que a estratégia está alinhada com o compromisso da Apple em continuar a investir, inovar e avançar de forma responsável com seus produtos:
Estamos pesquisando uma ampla gama de tecnologias de IA, incluindo IA generativa, há anos. Vamos continuar investindo, inovando e avançando de forma responsável nossos produtos com essas tecnologias para ajudar a enriquecer a vida das pessoas.
Falando à CNBC, Cook exaltou ainda mais a pesquisa de IA da Apple. “Consideramos a IA e o ML [machine learning, ou aprendizado de máquina] como tecnologias fundamentais. E eles estão praticamente incorporados em todos os produtos que construímos”, disse.
Em meio a um mercado competitivo, onde a Apple enfrenta gigantes como Microsoft, Google e até mesmo a Meta, Cook salientou que a IA será integrada a novos recursos em produtos da Apple — como o Live Voicemail, que chegará com o iOS 17.
Rumores recentes sugerem que a companhia está testando um chatbot de IA, provisoriamente chamado de “Apple GPT”, com seus funcionários. Há especulações de que a empresa estaria planejando um anúncio relacionado ao assunto no próximo ano, embora detalhes específicos ainda sejam desconhecidos. Há, porém, quem não acredite nisso — pelo menos não tão cedo.
via 9to5Mac