O melhor pedaço da Maçã.

Comissão dos EUA processa um dos líderes do “Apple Car”

Automobile Propre
Ulrich Kranz

Um dos líderes da equipe que desenvolve o famigerado “Apple Car”, Ulrich Kranz, está sendo processado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (U.S. Securities and Exchange Commission, ou SEC).

Publicidade

Além dele, seu ex-colega de trabalho Paul Balciunas, que era diretor financeiro da empresa de carros elétricos Canoo, também é acusado de cometer irregularidades durante o tempo em que trabalharam lá.

De acordo com os autos do processo, a SEC alega que Kranz e Balciunas forneceram previsões de lucro exageradas e que Kranz informou de maneira incorreta quanto ele ganhava. A comissão quer que ambos sejam proibidos de ocupar cargos de diretoria em empresas públicas e que paguem uma multa.

Antes de trabalhar na Maçã, Kranz passou um tempo na Faraday Future, outra empresa de carros elétricos, e ajudou a fundar a Canoo. Ele tem uma longa carreira no setor automotivo, com 30 anos de trabalho na BMW, onde liderou o desenvolvimento do primeiro carro 100% elétrico da marca alemã, o i3, além do esportivo híbrido i8.

Publicidade

Kranz chegou à Apple em um momento difícil para o “Projeto Titan”, que enfrentou várias mudanças de liderança. Se a SEC conseguir impedir Kranz de trabalhar em uma empresa pública, isso poderá atrapalhar ainda mais o futuro carro autônomo da Apple.

A ação contra Kranz e Balciunas é resultado de uma investigação aberta pela SEC em 2021, que analisou a forma como a Canoo operava, seu modelo de negócios, lucros, contratos com clientes e outras questões, incluindo a saída repentina de alguns diretores da empresa.

Até o momento, a Apple não comentou o processo e Kranz continua trabalhando no projeto do veículo autônomo da companhia. A Apex.AI, empresa na qual Balciunas trabalha atualmente, também não fez comentários sobre o processo.

via Bloomberg

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple abre vaga para “líder de vídeo” no Brasil

Próx. Post

Oferta: iPad (9ª geração) com 24% de desconto

Posts Relacionados