O melhor pedaço da Maçã.

Google facilita remoção de resultados indesejados em buscas nos EUA

Resultados sobre você da Busca do Google

O Google anunciou nesta semana alguns recursos que têm como foco resguardar a segurança e a privacidade de usuários na sua ferramenta de busca. As novidades concentram-se na retirada de resultados indesejados e na exposição dos usuários a conteúdos explícitos, em especial imagens.

Publicidade

Inicialmente, temos incrementos no recurso “Resultados sobre você”, lançado no ano passado e que permite a retirada de resultados com dados pessoais da busca diretamente do aplicativo da plataforma. A partir de agora, alertas serão enviados sempre que tais dados forem encontrados em resultados e um novo painel com uma varredura automática permitirá uma remoção mais ágil dessas informações.

Assim, quaisquer resultados que contenham informações como telefone, email ou endereço residencial poderão ser identificados com mais rapidez, também sendo possível solicitar a sua retirada no app ou de qualquer maneira pela qual a busca possa ser acessada. Para isso, basta tocar na foto da sua Conta Google e selecionar a opção “Resultados sobre você”. Vale notar que, a princípio, a ferramenta está disponível apenas em inglês e nos Estados Unidos, embora a empresa esteja trabalhando para expandi-la.

Outra novidade é uma espécie de expansão do recurso SafeSearch, que protege o usuário de imagens explícitas indesejadas — como conteúdo para adultos ou de violência. Agora, tais conteúdos aparecerão borrados por padrão para todos os usuários do mundo que não tenham o filtro SafeSearch habilitado.

Será possível, porém, desativar a opção, a menos que ela tenha sido ativada por pais ou escolas. Também ficou mais fácil encontrar controles para a família na busca: ao digitar pesquisas relacionadas como “controles do Google para a família”, será exibida uma caixa de informações sobre a questão e instruções.

Por fim, foi expandida a possibilidade de solicitar a remoção de imagens explícitas de qualquer pessoa que foram publicadas sem consentimento. Agora, pode-se pedir para que fotos que o próprio usuário compartilhou, mas apagou e que continuam sendo compartilhadas sem a sua aprovação, deixem de aparecer na busca do Google. Essa atualização também inclui conteúdo criado por terceiros que foi apagado e continua sendo replicado à revelia.

Essa simplificação da remoção de resultados indesejados da busca é consequência do fato de isso já ter motivado vários conflitos e até processos entre o Google e pessoas que sofreram danos por certos resultados exibidos pela ferramenta da empresa. Vale lembrar que a retirada do resultado não significa que o conteúdo será apagado do site onde está hospedado.

Publicidade

Contudo, fazer com que esse tipo de conteúdo não apareça nos resultados da busca já é algo de sensível importância para evitar possíveis casos de abuso na internet. Essa relevância grande que o Google tem para a internet e para a sociedade é algo expresso no conceito de plataformização da internet, no sentido de que a internet estaria cada vez mais resumindo-se às grandes plataformas.

Ótimas novidades, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPod original e lacrado é “leiloado” por US$29 mil

Próx. Post

Plano individual do YouTube Premium sobe para R$25/mês no Brasil

Posts Relacionados